FAMÍLIA CHAVES
Descrição do Brasão

Arma: de vermelho, com cinco chaves de azul, postas em sautor, seus palhetões montantes; chefe de vermelho, carregado de um castelo de ouro com pontas e frestas de azul, partido de prata, carregado de um leão de púrpura, armado e lampassado de azul e coroado de ouro.

Timbre: Timbre: o leão do escudo, com uma chave de azul na garra direita.


Origem

CHAVES - famoso sobrenome espanhol e português encontrado nas grafias de Chavez, Chavey, Chaves e Chauvey, tem pelo menos duas possíveis origens declaradas, ambas de nomes de batismo antigos derivados do Hebrew. O mais comum é como uma forma dos nomes 'Jaime', o inglês 'James' e o italiano 'Jacobus' ou 'Jacomus'. 'Jacobus' ou 'Jacomus' derivam de ‘Jacob’ – significando ‘Deus pode proteger’. O dicionário americano de nomes de famílias (American Dictionary of Family Names) declara que a segunda origem é uma derivação de ‘Isabel’, um nome cristão feminino medieval francês. Infelizmente nenhuma fonte é citada, mas nossa pesquisa sugere que este prognóstico é no melhor dos casos, improvável, pois Isabel é um ‘desenvolvimento’ de ‘Elizabeth’, no século XIII. ‘Elizabeth’ deriva de 'Elish-eba' antes de 1200 a.C. e significa o ‘juramento de Deus’.

Para adicionar confusão, o nome de origem portuguesa é declarado ser de um local e deriva de um lugar chamado ‘Chaves’, uma contorção curiosa do romano (Latin) ´Aquae flaviae’, significando a ‘Nascente de Flavius’, uma antiga cidade com estância termal fundada pelo Imperador Vespasian no século I d.C.

Antigos exemplos de registros da igreja incluem aqueles de Bernarda de Chavey, que casou com Manuel Lorenzo de Eescobar em Córdoba, Espanha, em 1º de julho de 1642, Antonio Chaves de Javier, de San Pedro, Navarra, de 18 de maio de 1660 e Juan Antonio Chavez que casou com Elizabetha Fourquier em Madrid, em 1º de junho de 1742. O brasão concedido aos 'Chaves de Castille' tem um campo dourado com cinco chaves, todas com uma borda azul e um semeado de aspas em ouro.

A primeira grafia registrada do nome da família parece ser de Diego de Chavez, datada de 1531, batizado em Santa Cruz de Teneriffe, durante o reinado do rei Charles 1 da Espanha, 1516 - 1556.

Os sobrenomes tornaram-se necessários quando os governos introduziram as taxas pessoais. Na Inglaterra, isso era conhecido como “Poll Tax”, ou, imposto pago por pessoa. Ao longo dos séculos, sobrenomes em cada país têm continuado a desenvolverem-se frequentemente apresentando surpreendentes variantes das grafias originais.


Documento sem título