FAMÍLIA DAMASCENO
Descrição do Brasão

O brasão da família Damasceno é feito de um escudo azul com duas armas de ferro da época medieval feitas em outro. Elas estão se cruzando na forma de xis e suas pontas em baixo estão presas por uma corrente também de ouro. Este é o modelo de brasão das armas da família Damasceno da Itália.


O modelo de brasão das armas dos Damasceno de Portugual é feito de um escudo prateado com as bordas quadriculadas em prata e vermelho. Dentro do escudo há cinco flores-de-lis da cor roxa, sendo duas em cima, uma no meio e duas em baixo.


Origem

O sobrenome Damasceno é de origem portuguesa. O termo é utilizado para reconhecer pessoas da Síria (Damascus) e se espalhou pela Europa na forma de Damaskeno. Depois que chegou a Portugual o sobrenome sofreu as alterações necessárias para se tornar o que é espalhado aos descendentes nos dias de hoje.

Antigamente as pessoas não utilizavam sobrenome com tanta frequência, até que veio a necessidade de diferenciar famílias por status e também por conta da quantidade de pessoas existentes. Já não era mais possível reconhecer uma pessoa somente pelo seu nome próprio.

Das histórias de origem, as mais conhecidas são as de origem toponímica ou patronímica (derivada do nome do pai). Neste caso, podemos ver um sobrenome de origem toponímica, uma vez que o termo foi utilizado para reconhecer pessoas nativas da Síria.


Curiosidades

O sobrenome Damasceno foi citado na bíblia em seu contexto de criação. Este é um sobrenome antigo e a bíblia confirma a história de origem caracterizando os Damasceno como povos que vieram da Síria.


Variantes do Sobrenomes

Não há variantes conhecidas para Damasceno. Desde que se firmou como é na língua portuguesa, este sobrenome não sofreu alterações e é passado aos descendentes da maneira como foi criado.

A palavra em si não oferece muitas oportunidades de variação, então qualquer outra grafia, provavelmente não será da família Damasceno.


Documento sem título