FAMÍLIA DANTAS
Descrição do Brasão

O brasão das armas oficiais da família Dantas é feito de um escudo vermelho com seis losangos prateados colocados em cruz, quatro em pala e três em faixa. De cada lado do escudo tem-se um leão dourado, em duas patas segurando uma espada que passa entre os braços da cruz.

Um outro modelo de brasão dos Dantas é descrito de um modo parecido com o anterior. As cores dos losangos são azuis com bordas duradas e não há leões dourados. Este brasão, no entanto, é mais antigo e pertence à família Antas.


Origem

O sobrenome Dantas é português e de origem toponímica, ou seja, origem geográfica. Ele foi dado através da região de Antas em Portugual. Inicialmente, o sobrenome era Antas ou de Antas. Passado o tempo, a família foi se ramificando e o sobrenome evoluiu para Dantas (D’Antas). Mesmo um sobrenome sendo a evolução do outro, dos dois possuem caracteristicas diferentes na família, como o modelo de brasão, que é parecido, mas não igual.

No Brasil a familia Dantas tem tradição na região Seridó do Rio Grande do Norte. Por lá fundaram a cidade de Carnaúba dos Dantas.

Os Dantas ainda possuem alguns representantes da família original nas regiões sul e sudeste do país.


Curiosidades

Os sobrenomes toponímicos têm, em grande parte das vezes, o prefixo “de”, que significa que a família veio de algum lugar, que são provenientes de alguma região.

No caso dos Dantas este prefixo se juntou ao que antes era a região de Antas, dando assim um novo rumo a família.


Variantes do Sobrenomes

Não existem variantes conhecidas para Dantas desde que o sobrenome foi estabelecido como tal. Antes do surgimento e reconhecimento, pode se encontrar sobrenomes como “D’Antas”, “Antas” ou “De Antas”.

Depois do surgimento de Dantas, o sobrenome passou a ser espalhado dessa forma em todos os cantos do mundo”.


Documento sem título