FAMÍLIA FIGUEIREDO
Descrição do Brasão

Muitas vezes a maioria das famílias possui mais de um brasão. Isso ocorre pelo fato de algumas famílias criaram a sua própria identidade. Foram encontrados muitos brasões relacionados a esse sobrenome.

ARMAS: escudo ibérico, de goles com cinco folhas de figueira de sinopla, nervadas e perfiladas de jalde, postas em sautor.

TIMBRE: dois braços de leão, de goles, passados em aspa, e cada um com uma folha de figueira do escudo, nas garras.

De João de Figueiredo: uma pala de azul, uma torre quadrada de prata, lavrada, aberta e iluminada de vermelho, acompanhada de quatro bandeiras de prata, cada uma carregada com a cruz de Cristo e hasteada de ouro, firmadas nos ângulos da torre. E por timbre o castelo e as bandeiras dessa pala.


Origem

O sobrenome Figueiredo é de origem portuguesa. Ele é classificado como toponímico, ou seja, de origem geográfica. Sua geologia refere-se a um lugar onde há figueiras (árvores de figo), conhecido por Figueiral.

Segundo reza a lenda e escrevem os genealogistas, um cavaleiro de sangue Godo, chamado Guesto Ansur, natural da zona de Lafões, no tempo de Mauregato, rei das Astúrias, foi um dos cinco cavaleiros que libertaram dos mouros seis donzelas cristãs. Estas faziam parte de um tributo de cem que anualmente eram levadas ao Emir de Cordova, como preito de vassalagem.

A libertação das donzelas foi feita num figueiredo( assim chamavam na idade média aos figueirais), tendo o dito Guesto Ansur no maior furor da peleja quebrado a espada. Logo arrancou uma grossa pernada de figueira que se encontrava à mão, e com ela continuou a esmagar os mouros.

Assim ele e os companheiros mataram os mouros, ficando aquele feito perpetuado no nome do lugar, conhecido a partir daí como, Figueiredo das Donas. Hoje freguesia do concelho de Vouzela, distrito de Viseu.

Dizem ainda que o dito Guesto Ansur casou com uma das donzelas libertadas, (uma das versões desta lenda diz que ela se chamava Mécia, outra lhe dá por nome Orélia, porém os genealogistas chamam-lhe Sancha Menorana, filha de Fernando Fernandez, alcaide-mor de Lugo e alferes do rei D. Fruela. Moraram no dito lugar onde construíram um paço ou uma torre, da qual ainda hoje existem restos. Deste casal fazem os genealogistas descender a família dos Figueiredo, porém o fazem através de conjecturas, por lhes faltarem elementos documentais de tempos tão recuados.


Curiosidades

O cavaleiro Goesto Ansures apaixonou-se por uma das damas que ele salvou do cativeiro. Posteriormente casou-se com uma delas. Inicialmente tomou Figueereido como sobrenome. Posteriormente, depois de alterações gráficas, firmou-se Figueiredo.


Variantes do Sobrenome

Existem duas variantes para o sobrenome dessa família. São elas: Figueiredo ou Figueredo. As duas variantes são bem reconhecidas e comuns de se encontrar. No Brasil, Figueiredo é a grafia mais popular para o sobrenome


Documento sem título