FAMÍLIA GUIMARÃES
Descrição do Brasão

A Família Guimarães teve seu Brasão de armas concedido em 1494, constituído por três cores: branco, vermelho e azul.

O brasão da Família Guimarães, se conhecem três versões.

De prata, fretado de dez peças em banda e nove em contrabanda de negro, com uma pala de vermelho e um leão de arminhos, armado e lampassado de azul brocante sobre o todo. Timbre: o leão do escudo.

Outras: de prata e púrpura, uma pala de vermelho carregada de um leão de prata, armado e lampassado de vermelho, brocante sobre o fendido. Timbre: o leão do escudo.


Origem

O sobrenome Guimarães vem da palavra Vimaranes, alguns acreditam que a palavra venha da palavra germânica Wigmar, que significa cavalo de combate, dai surgiria o nome próprio Wimara, e consequentemente o nome de lugar Wimaranis, que significa terra de Wimara ou terra de cavalo de batalha.

O sobrenome se originou em uma região no norte de Portugal de mesmo nome, outrora chamada de Vimaranes de onde acreditasse ter partido os primeiros conquistadores do território português, por isso o nome Vimaranes ganhou o sentido de conquista, nesta região foi construída a cidade de Guimarães, poir volta do século X, primeiro foi construído ali um mosteiro e logo após um castelo, o que atraiu pessoas que se fixaram ali, criando a cidade, o mosteiro recebia fartas doações de nobres e até de reis, com isso, ele se transformou no Mosteiro Real Colegiada, que se tornou um local de peregrinação que atraia muita gente, o sobrenome Guimarães teria surgido no uso do nome desta região para indicar de onde as pessoas vinham. Para os portugueses Guimarães é o berço da nação portuguesa, já que ali foi a capital do condado de Portucale instituída por D. Henrique e foi também o local de nascimento de D. Afonso Henrique, filho de D. Henrique e o fundador do Reino de Portugal.

Guimarães (em ortografia arcaica Guimaraens) é um sobrenome de família tonímico da língua portuguesa. A Família Guimarães é descendente dos mais nobresclás da região norte de Portugal ligada à dinastia Afonsina.


Histórias

Segundo estudiosos, este sobrenome de família tem origem germânica, vem de Wigmar “cavalo (marah) de combate (wig)”, formou-se assim o nome de homem Vimara e expressão Wimaranis (villa ou quinta do Vimara). A história da família se funde com a história da nacionalidade no mundo ocidental, a região de Guimarães (Vimaranes originalmente) foi o berço da primeira nação europeia, a nação Portuguesa, sendo conhecida, portanto, como a “Cidade Berço”. Os Vimaranenses bem como os membros da Família Guimarães eram tratados como os “Conquistadores” obviamente devido à relação com história Portuguesa.

O primeiro que comprovadamente possuiu o sobrenome de Família Guimarães foi Dom Martinho Guimarães, escrivão da câmara, tabelião geral de El’Rei, Juiz da Comarca de Braga, posteriormente senhor do Solar dos Guimarães na região de mesmo nome. Ele é apontado como ascendente direto de Dom Pedro I, Imperador do Brasil (Dom Pedro IV de Portugal) – todos de mesmo sobrenome de família formaram gerações e pertencem à mesma linhagem.


Curiosidades

Com a formação da cidade de Guimarães, o Mosteiro Real e a elevação da cidade a capital do condado, pessoas que moravam nesse local aderiram o sobrenome para serem identificadas como cidadãos desta cidade. Assim, surgiu o sobrenome Guimarães.


Variantes do Sobrenome

O sobrenome Guimarães, diferente dos outros, apenas foi uma derivação de Wigmar, passando para Vimara e depois para Wimaranis, até ganhar a forma que tem hoje. Sendo assim, sua única grafia conhecida é Guimarães, sem nenhuma variação.


Documento sem título