FAMÍLIA GUSMÃO
Descrição do Brasão

De azul, com duas caldeiras xadrezadas de ouro e de vermelho, uma sobre a outra, com três serpentes de outro em cada uma das asas. Ele tem bordadura de prata, carregada de oito mosquetas de preto.

Este é o brasão oficial da família Gusmão, podendo sofrer algumas alterações que não intervém na originalidade do mesmo. Qualquer outro brasão que não tenha essas caracteristicas básicas não é considerado verdadeiro ou então é pertencente à uma outra família advinda da mesma origem.


Origem

Sobrenome de origem espanhola, classificado como sendo um toponímico, uma vez que sua origem é geográfica.

Na Espanha, a linhagem deste nome, provém de um cavaleiro que povoou na aldeia de Guzman. Seus primeiros descendentes foram Nuño Pérez de Guzmán, Pedro de Guzmán e Juan Nuñes de Guzmán. É uma das famílias mais ilustres e estendidas da Espanha. Pertence a ela o patriarca S. Domingos.

Sua chegada a Portugual vem dos fidalgos espanhóis que deixaram vasta descendência não só no reino como no Brasil. Por aqui é conhecida a figura do Padre Bartolomeu de Gusmão.


Curiosidades

Provem do germânico Guthmann ou Gudhmann que significa homem (mann) de deus (Guth, Gudh).

Outra possível origem da palavra é Gutismann que significa homem dos bens, proprietário. Ou também pode ser visto homem apto (goths) para as armas.


Variantes do Sobrenome

Em espanhol pode ser encontrado Guzmán. Já em alguns documentos do português arcaico encontramos Guzmão e Gozman. É possível que ainda tenha pessoas com este sobrenome nas famílias mais tradicionais na Europa.


Documento sem título