PERSONALIDADES MARCANTES
ANTONIO ADAMI (Tonico Adami)
( 17-06-1916   08-08-1997)

O genearca da família Adami de Itajubá foi o arrojado empreendedor veronês Giuseppe Adami, falecido em 20-03-1938 com 49 anos, filho de Clemente Adami e de D. Antônia Adami. Era casado com D. Amália Adami, sepultada em 14-07-1952 com 63 anos, filha de Ângelo Speri e de D. Luísa Loiri Speri. Giuseppe e D. Amália eram de nacionalidade italiana, ambos nascidos em Verona.

Vindo para o Brasil, o casal primeiramente residiu no Estado de São Paulo, onde, em Araras, nasceu Antônio, de todos os itajubenses conhecido por Tonico Adami. Giuseppe, ou seja, José Adami, no início do século XX, estabeleceu-se em Itajubá com uma loja de bijuterias, vasilhames, ferragens, louças, armas e munições, artigos para caçadores e pescadores, cutelaria, fogos festivos e armarinho.

Tonico Adami, filho, pois, de José Adami e de D. Amália Adami, paulista de berço mas itajubense por força de uma existência quase toda passada entre nós (seu irmão Pedro já nasceu em Itajubá, em 04-09-1924), foi um continuador do pai, estabelecendo-se como revendedor dos mesmos artigos, em sua loja no final da Rua Dr. João de Azevedo.

Era casado com D. lole Adami, e foi pai de José Henrique, Paulo Sérgio, Antônio Cláudio e Cláudia Adami. Foi um dos mais tradicionais a cidade.

No estabelecimento comercial denominado Casa Adami, existente no bairro urbano da Boa Vista, houve a maior catástrofe já ocorrida em Itajubá. Era uma loja em que estava armazenada grande quantidade de dinamite, em bombas fornecidas para emprego em britagem industrial. Esse depósito de explosivos estourou em 30 de agosto de 1970, causando a morte de 5 pessoas e ferindo outras. Na sessão de 1º de setembro do mesmo ano, da Câmara Municipal, muito se comentou esse trágico acidente, tão lamentável pelo número de vítimas, e ainda pelos prejuízos causados aos irmãos Adami, honestos empreendedores do comércio itajubense. Ficou decidida nessa reunião do Legislativo a criação de uma lei que tornasse proibido o comércio de fogos dentro do perímetro urbano.

Documento sem título