PERSONALIDADES MARCANTES
DÁRIO GARGAGLIONI - Prof.
( 08-04-1934   18-07-2008)

Dário Gargaglioni, homem exemplar, de caráter íntegro, excelente profissional, dedicado pai de família e um incansável batalhador.

Natural de Itajubá, cidade onde estudou, viveu toda a sua vida e também onde casou-se com Helena Gargaglioni e criou e formou os filhos Saulo, Cristiane, Luciane e Dário Júnior.

Professor, militar reformado e ex-funcionário da IMBEL. Iniciou a sua carreira profissional aos 13 anos de idade como menor aprendiz da indústria de material bélico, IMBEL, lugar onde dedicou 61 anos da sua vida assumindo diferentes cargos e responsabilidades, à medida que também concluía seus estudos - Mecânico de Instrumentos de Precisão, Técnico de Contabilidade, Bacharel em Economia e Especialista em Engenharia Econômica.

De aprendiz na antiga Fábrica de Itajubá (hoje IMBEL), passou a Ajustador de Precisão, Revisor e Metrologista, Projetista, Economista, até assumir a chefia do Planejamento e Controle da Produção, Usinagens e Ferramentaria.

Como professor, fez parte do corpo docente da FACESM de Itajubá, da FAI de Santa Rita do Sapucaí, da Faculdade de Ciências Contábeis de Varginha e do Colégio Itajubá, além da Escola Industrial da Fábrica de Itajubá e do Núcleo de Treinamento da IMBEL.

Na FACESM foi presidente do CEREC por diversos mandados e onde contribuiu como professor por mais de 36 anos na formação de mais de 1600 cidadãos itajubenses.

Na FAI, foram 34 anos de contribuição inestimável e participação ativa na evolução da instituição, colocando a sua competência, dedicação, seriedade, experiência e responsabilidade à disposição de seis diferentes diretores e mais de 1.500 alunos. Lecionou diferentes disciplinas como Economia Brasileira, Teoria Econômica (Macro e Micro), PCP e Administração da Produção, disciplina que o consolidou na instituição.

Seu principal diferencial como professor era a capacidade de unir com maestria a teoria com a prática, devido à sua vasta experiência e constante atualização em produção, onde trabalhou a vida inteira, vivenciando desde as linhas de produção em série do passado, passando pelas células de produção até chegar aos atuais processos automatizados de produção e as certificações de qualidade (ISOs).

Muitos foram os prêmios, homenagens e condecorações recebidos ao longo dos seus 74 anos de vida como as Medalhas Militares de Bronze e de Pacificador do Exército Brasileiro, as de Mérito Funcional de Bronze e Ouro da IMBEL, a de Colaborador Emérito do Exército e as de inúmeras turmas da FACESM e da FAI em que foi patrono ou paraninfo.

Aposentadoria é uma palavra não existia no dicionário do professor Dário, que enfrentava cada dificuldade com uma garra e uma disposição invejáveis e que jamais abandonava suas atividades profissionais.

Sua lembrança ficará para sempre na lembrança de todos que com ele conviveram. Faleceu aos 18 de julho de 2008 deixando muita saudade em todos que com ele conviveram.

Documento sem título