PERSONALIDADES MARCANTES
FLÁVIO JOSÉ LOPES DE AZAMBUJA - Eng.
( 21-12-1930   05-12-1993)

Este grande amigo de Itajubá, que ele considerava como sua terra adotiva, era gaúcho, nascido na cidade de Jaguarão. O óbito ocorreu em Brasília-DF, onde ultimamente residia.

Veio para Itajubá em 1950, em plena juventude das 20 primaveras. Aqui chegou com a disposição de estudar, de se formar. Antes de ingressar na EFEI, foi professor de Desenho no Colégio de Itajubá, no João XXIII e no Major João Pereira, e também no Instituto Padre Nicolau. Com a turma de diplomandos de 1965, concretizaram-se os seus desejos tomando-se engenheiro pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI). Uma vez diplomado, foi professor na própria EFEI, no período de 1968 a 1978.

Do jornal "O Sul de Minas", edição de 12-02-1993, passamos a transcrever as seguintes informações: "Tornou-se doutor defendendo teses pela própria EFEI.

Foi engenheiro do Estado de Minas Gerais e fez parte da Codeurp. Ocupou cargo de engenheiro na Prefeitura de Itajubá em duas gestões: do Prefeito Tigre Maia e também na primeira administração de Rosemburgo Romano. Também lecionou na Faculdade de Engenharia Civil de Itajubá (Feci), além de exercer cargos como presidente do Lions Clube Centro, sendo que em 1974 foi governador do Distrito do Lions Internacional.

Foi assessor especial do então Ministro das Minas e Energia Aureliano Chaves no governo José Sarney, onde colaborou, e muito, na formação de projetos em geração de energia elétrica de pequenas hidrelétricas.

Azambuja fez parte também da Organização Latino-Arnericana de Energia (Olade), com a qual participou de reuniões e seminários na Argentina, Colômbia, Peru, Panamá, México e Equador. Fundou em Brasília a firma de engenharia denominada Gerar (projetos de geração)". Quando ainda residia em Itajubá, manteve o seu escritório de construção, com a denominação de Construtora Azambuja Ltda. (Conaza).

Era casado com a itajubense D. Maria Emilia Coelho de Azarnbuja, filha do Dr. José Ernesto Coelho e de D. Emília Sanches Coelho (Dona Miloca). Foi pai de três filhos: Flávio Ernesto (05-05-1958), casado com D. Terezinha Ribeiro Azambuja; Marcos José (06-08-1959) e Gastão Fernando (06-05-1962) falecido em 09-05-1982.

Dr. Flávio Azambuja, pela sua cultura, espírito de luta, de progresso e de dinamismo, e pela sua cordialidade, cavalheirismo e natural afabilidade, foi um dos poucos integrantes de nossa sociedade que conquistaram tão grande número de admiradores e de amigos entre seus alunos, seus companheiros de estudos, seus mestres, seus colegas de professorado e seus auxiliares em suas atividades empresariais.

Documento sem título