PERSONALIDADES MARCANTES
HUMBERTO CONSOLI
( 05-10-1906   25-02-1993)

Filho do imigrante Eugênio Consoli (Eugenio Battista Francesco Consoli, nascido em Verona, Itália) e de D. Hermínia Thereza Cinquetti (também de nacionalidade italiana, falecida em 02-04-1972).

Humberto nasceu em Pouso Alegre. Mudou-se com seus pais para Itajubá em 1911. Ainda bem criança dividia seu tempo entre a escola e o trabalho em hotéis de seu pai. Quando moço, tomou-se condutor de passageiros para as cidades vizinhas com sua charrete. Pouco depois comprou, para esse serviço, um Ford "bigode", em 1924, tomando-se o segundo motorista de praça da cidade. Assumiu a direção do armazém de seu pai, aberto no bairro da Avenida.

No retrato acima estão Humberto Consoli e D. Maria Consoli, sua esposa.

Em 1931 casou-se com D. Maria Consoli, competente professora, ora residente na rua Capitão João Rennó.

Mudando-se para Maria da Fé, Humberto Consoli lá se estabeleceu como comerciante, montando um armazém, e nessa atividade profissional permaneceu durante 13 anos.

Em 1945 voltou para Itajubá, com seus sete filhos, indo morar numa grande casa da praça Dr. José Braz, que herdara de sua mãe e a transformara no Hotel da Estação, pois ficava muito próxima da estação ferroviária. Essa casa já não existe.

Em seguida, estabeleceu-se com um bar no qual passou a trabalhar com a família durante quase 50 anos. Durante todas as suas atividades profissionais, propiciou trabalho a muitas pessoas. Com seu temperamento alegre conquistou muitas amizades.

Após afastar-se do comércio dedicou-se ao que ele mais gostava: brincar com os netos, ler, conversar, fazer amigos e, como um bom "gourmand", saborear um apetitoso almoço...

Neste retrato está Humberto Consoli no armazém de seu pai, que existiu na avenida Dr. Pedro Paiva, no bairro da Avenida.

Documento sem título