PERSONALIDADES MARCANTES
JOÃO LUIZ GONÇALVES FILHO (Artista Plástico)
( 12-09-1935   10-07-2015)

João Luiz Gonçalves Filho, nasceu em Lambari, tinha 80 anos, era um artista de renome, que viveu em Itajubá, na sua adolescência, mocidade e velhice. Um artista de grande talento, deixou muitas obras artísticas que deixará grandes recordações.

Filho  de Luciana Pereira Gonçalves e João Luiz Gonçalves um grande construtor que deixou obras importantes no Sul de Minas, como a igreja de Maria da Fé, muitas casas de fazendeiros na áurea época do café e o Cassino de Lambari que foi uma de suas obras prima. João foi filho de seu segundo casamento.

Ele em sua juventude além das artes plásticas foi cantor, político, participou nos anos 60 das manifestações comunistas. Também um dos fundadores do PT em Itajubá, participou dos movimentos hippie como o “Paz e Amor” dos anos 70.

Era uma pessoa de muitos conhecimentos, carregava consigo uma biblioteca, sabia vários poemas; era um filosofo nos seus momentos de êxtase. Como um artista nato, sentia a musica viva em seu coração. Suas musicas de inspirações eram as famosas Bachianas de Vila Lobos; tanto em seu velório homenagearam com o fundo musical seu compositor predileto. Na musica popular brasileira seu cantor e compositor favorito era Chico Buarque de Holanda. Grande carnavalesco decorou por vários anos alguns clubes para os bailes de carnaval, participou na década de 60 de um jornal sendo um talento na caricatura e humorismo.

João Era muito espirituoso. Por muito tempo foi decorador das ruas nos natais e carnavais. Ótimo cenógrafo onde fazia para teatros cenários em painéis. João era verdadeiramente uma pessoa cheia de habilidades.

Nas Escolas Municipais em algum tempo foi fazer oficina de artes para adolescentes. Também fundou na Câmera dos Vereadores o espaço Luiz Teixeira, homenagem essa ao grande pintor Itajubense. Participou de todos os movimentos culturais da cidade, como também organizou várias exposições onde expunha com vários artistas, era um grande incentivador das artes e cultura em  Itajubá. Apoiador da ecologia sabia os nomes e conhecia todas arvores nativas brasileiras, sua arvore de estimação era o Ipê, que dizia: “Quando um Ipê floresce, anuncia que a primavera vem chegando”, pois odiava o inverno, porque nessa estação passava mal com sua bronquite crônica.

Além de suas premiações pela arte, em 2004 foi homenageado pelo Prefeito Francisco Marques e a Secretária de Cultura, Rosário com o carnaval tema, João Luiz. O seu maior orgulho foi receber pela Câmera dos Vereadores, o titulo “Emérito de Cidadão Honorário  Itajubense”, essa foi a ultima homenagem prestada a ele.

Documento sem título