PERSONALIDADES MARCANTES
JOÃO RIBEIRO DOS SANTOS - AGROPEC.
( 21-08-1866   27-06-1934)

Conterrâneo muito conhecido por Janjão dos Santos. Homem afeito ao trabalho perseverante e atirado arrojadamente a empreendimentos de maior monta, tornou-se um dos maiores agropecuaristas de nosso município, proprietário de fazendas e de imóveis também na área urbana, inclusive do terreno da esquina das ruas Cel. Rennó e Olavo Bilac, no qual foi construído o Teatro Santa Cecília, a mais importante casa de diversões do século XIX e início deste. Demolido o Teatro, hoje se encontra, em seu lugar, a residência onde morava o médico e ex-Prefeito Dr. Vicente Villela Vianna.

Janjão dos Santos desempenhou vários cargos públicos, como o de Fiscal de Quarteirão, de Subdelegado de Polícia e de Juiz de Paz, e foi vereador no triênio 1898-1900.

Era comerciante estabelecido com armazém de secos e molhados. Cultivava tabaco, e foi produtor de fumo em corda.

Era casado com D. Rosalina Ribeiro Leite (19-06-1877; 21-06-1971), filha do próspero comerciante José Gaspar Pereira Leite e de D. Bibiana Maria Claudina Ribeiro Leite. Janjão foi o sogro do saudoso e estimado Tenente Pedro Américo Raposo da Câmara, pioneiro do 4º BECmb, casado com D. Florentina, nascida em 08-09-1899, a 2ª filha de Janjão dos Santos.

Bondoso, humanitário e prestativo, João Ribeiro dos Santos, o Janjão, foi pessoa bastante estimada e considerada em nossa comunidade.

Documento sem título