PERSONALIDADES MARCANTES
JOAQUIM DA MOTTA PAES - (Barão Camanducaia)
( 02-12-1821   05-03-1889)

No 1º retrato, ele se apresenta, quando moço, com a farda de Coronel da Guarda Nacional; no 2º, está ele já em seus últimos anos de vida.

Uma das personalidades insigne e poderoso, respeitado chefe do Partido Liberal, foi um dos mais ilustres e influentes líderes políticos do Sul de Minas. Amigo do Imperador D. Pedro II, com seu prestígio junto ao Paço Real muitos favores de S.M. conseguiu em beneficio desta região.

Um de seus maiores admiradores em Itajubá foi o desembargador Aureliano Moreira Magalhães, seu correligionário político, em cuja residência se hospedava quando passava por esta cidade.

Residia em Conceição dos Ouros, onde era abastado fazendeiro. Em Itajubá estava ele em 05-03-1889 quando foi convidado pelo Dr. Aureliano para acompanhar os membros da comissão municipal e paroquial encarregada de examinar a conclusão das obras do cemitério novo e atual, cuja bênção litúrgica já havia sido antecipada, em 25 de janeiro do mesmo ano, pelo padre missionário Bartolomeu Taddei, que, de passagem por Itajubá, tinha delegação episcopal para esse ato, quando ainda faltavam as grades, o portão e a conclusão do muro frontal.

Não poderia imaginar o Sr. Barão que, vitimado por uma faisca elétrica nas proximidades de Piranguinho, seria o seu corpo o primeiro a ser inumado na nova necrópole, inaugurando-a.

Documento sem título