PERSONALIDADES MARCANTES
JOSÉ ACÁCIO CABRAL
( 08-08-1898   10-12-1988)

Integrante de uma das mais tradicionais famílias de Itajubá, José Acácio era filho de Sebastião Sátiro Pereira Cabral, destacado varão do velho Itajubá, Escrivão da Coletoria Geral e Amanuense da Secretaria da Câmara Municipal, e de D. Matilde Dalle Afflalo, filha do Prof Ayres Dalle Afflalo e de D. Belizária Bela Lisboa Afflalo.

José Acácio Cabral casou-se em 1920, em Santa Rita do Sapucaí, com D. Maria Ribeiro Azevedo, a Zizita, como era chamada entre os parentes e amigos.

Já se preparava para ingressar no comércio quando aceitou, então jovem recém-casado, ir para São Sebastião da Bela Vista, para administrar a fazenda do "Paredão", de propriedade de seu irmão Cel. Erasmo Cabral, próspero agropecuarista e industrial.

José Acácio, em pouco tempo, adquiriu bons conhecimentos de agricultura e de trato com gado e demais atividades rurais.

Em 1931, a convite do cafeicultor Rennozinho - como era chamado esse industrial de Santa Rita do Sapucaí - José Acácio mudou-se para Ouro Fino, tomando-se o administrador dessa nova fazenda, deixando as terras do "Paredão". Quatro anos depois, em 05-07-1935, foi diretamente nomeado por Getúlio Vargas ("Diário Oficial" de 09-07-1935) Tesoureiro da Agência Postal-Telegráfica de Itajubá - assim consta no documento assinado pelo Presidente da República - Voltou então o saudoso José Acácio Cabral para sua terra para assumir o cargo, tornando-se, por muitos anos, até aposentar-se, o Tesoureiro de nossa Agência do Correio.

José Acácio e Zizita nunca tiveram filhos, mas criaram filhos alheios. Era um casal muito religioso. Ele, Vicentino, muitas vezes nomeado para a Diretoria dessa abençoada Sociedade de Frederico Ozanam. Era assíduo Adorador Noturno do Santíssimo Sacramento. Ela, Zeladora do Coração de Jesus. Contribuíam para a formação de novos sacerdotes. Dona Zizita dava aulas de Catecismo para operárias no salão da antiga fábrica "Codorna". Nasceu em 04-04-1897 e faleceu em 13-11-1987 com 92 anos.

Na foto tirada no lar, o casal está ao lado do seu possante rádio; no outro retrato vemos, da esquerda para a direita, José Acácio Cabral, o carteiro José Teixeira e o chefe da Agência, o baependiano Vicente Pereira da Silva.

Documento sem título