PERSONALIDADES MARCANTES
JOSÉ ALDANO MATOS (Zé Matos)
(27-10-1916  27-03-1968)

Foi casado com Nair Machado Matos, e dessa união, nasceram cinco filhos: José Artur Matos; Jonas Matos; Jarbas Matos; Jairo Arlindo Matos e Jorge Benedito Matos.

De 1935 a 1942, trabalhou na extinta Fábricca de Armas, hoje IMBEL, como torneiro mecânico e posteriormente nas funções admnistrativas até 1942.

Após sair da Imbel, passou a se dedicar ao comércio exercendo nos mais variádos ramos, tipo, açougue, casa de frutas, bares e restaurantes.

Em meados de 1955, adquiriu de um comércio que agregava bar, restaurante, sorveteria e casa de frutas, conhecido como “Casa Das Frutas. Situada na conhecida Rua Nova (Rua Cel. Carneiro Júnior). Permacendo até o ano de 1968.

Neste ponto comercial, era frequentado por estudantes, bancários, empregados de outros sgmentos família, empresários, políticos entre eles: Tigre Maia, Marcio Braz, Basilio Pinto .. entre outros, Todos etratados de forma igual, sem distinção.

Era, conhecido por todos, na sua maneira de brincar, espirituoso, simplicidade, conquistava a simpatia e o coração. Dono de um coração frágil, sempre ajudou áqueles que o procuravam.

José Aldano Matos, deixa saúdades ficando registado na memória de todos, com suas histórias (histórias do bar do Ze Matos) que até hoje são contadas em rodinhas de amigos da época e em registros de livros.

Em sua homenagem, a Câmara Municipal de Itajubá em sessão aprova por unanimidade no dia 27 de outubro de 1981 a Resolução Municipal n.289, que denomina Rua José Aldano Mattos a rua “Projetada C” do Loteamento Bela Vista no Bairro da Medicina.


Documento sem título