PERSONALIDADES MARCANTES
JOSÉ GONÇALVES
( 01-01-1926   08-09-2001)

Esse notável lidador do progresso de Itajubá nasceu em Lambari-MG, porém vindo para esta cidade em 1930 com menos de 5 anos de idade, aqui viveu a maior parte da infância e todo o resto de sua vida, razão de ele considerar Itajubá seu berço natal.

Era filho do construtor Joaquim José Gonçalves e de D. Maria Joana Gonçalves. Fez todos os preparatórios primários no então Grupo Escolar (hoje Escola Estadual) "Cel. Carneiro Júnior". De 14 a 23 anos trabalhou com seu pai em construção civil, adquirindo grande experiência nesse trabalho.

Foi funcionário da Escola Estadual de Agricultura no período de 04-11-1949 a 29-02-1952. No período de 14-04-1952 a 28-08-1953 trabalhou com o Dr. Pedro Mendes dos Santos, seu cunhado, em obras de Engenharia, em construções em Santa Rita do Sapucaí, onde o Cel. Francisco Moreira pretendia implantar uma escola elementar de Agricultura.

No período 14-02-1954 a 01-01-1961 passou a trabalhar na OSME (Organização Sul-Mineira de Engenharia Ltda). Finalmente, de 02-01-1961 a 31-01-1985, ano em que se aposentou, foi funcionário da EFEI (Escola Federal de Engenharia de Itajubá), admitido como Mestre de Obras. José Gonçalves foi Vereador no sexênio 1977-1982 e, por ter sido eleito com maior número de votos, foi o Presidente da Câmara em 1977.

Sob sua responsabilidade e administração muitas obras foram construídas em Itajubá, entre as quais a Escola de Enfermagem "Wenceslau Braz", a Escola Estadual "Major João Pereira", a Capela da Santa Casa de Misericórdia, alguns prédios na EFEI e várias residências e outros edifícios.

Cristão convicto e caridoso, foi Presidente do Conselho Particular Vicentino no período de 1972 a 1975. Muito colaborou com o então Prefeito Ambrósio Pinto em algumas obras assistenciais, como na Fundação do Albergue do bairro de Anhumas, abrigo este pertencente à SSVP (Sociedade de São Vicente de Paulo). E foi o dinâmico e benemérito José Gonçalves o fundador de grandes instituições sociais e de caridade também no bairro urbano do Cruzeiro, entre as quais a Creche "Irmã Maria Auxiliadora", o Clube das Mães (que, com a presença do fundador, das Irmãs da Providência e do Prefeito, teve, em março de 1987, mais um salão inaugurado, que recebeu o nome de "São José"), e o Postinho de atendimento médico, a que José Gonçalves deu o nome de "Dr. Manuel Cintra Barbosa Lima".

José Gonçalves casou-se em 19-07-1950, na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida-SP, com D. Terezinha Mendes Gonçalves, filha do fazendeiro Inácio Mendes Ribeiro e de D. Carolina Correia Mendes. D. Terezinha é, pois, irmã do saudosíssimo Dr. Pedro Mendes dos Santos.

São 12 os filhos do casal: Antônio José Gonçalves (falecido); Luiz Gonzaga Gonçalves, casado com Rita de Kássia Baião Gonçalves (Têm um filho: Luiz Eduardo Gonçalves); Terezinha de Fátima Gonçalves Coutinho, casada com João Carlos Coutinho (Têm dois filhos: Fabíola Gonçalves Coutinho e Flávio Gonçalves Coutinho); Cássia Gonçalves (falecida); João Bosco Gonçalves, casado com Natércia Nóbrega Porto Gonçalves (Têm três filhos: Juliana Porto Gonçalves, Pedro Porto Gonçalves e João Antônio Gonçalves); Maria Nazaré Gonçalves (Solteira); Francisco Claret Gonçalves, casado com Magna Salete Balducci Gonçalves (Têm dois filhos: Ana Paula Balducci Gonçalves e Thiago Balducci Gonçalves); Inácio Marcelo Gonçalves, casado com Osana Serafim Gonçalves (Têm wn filho: Luan Serafim Mendes Gonçalves); Lúcio Eugênio Gonçalves, casado com Mariana Torres Gonçalves (Têm um filho: Renan Torres Gonçalves); Fátima Aparecida Gonçalves Navas, casada com Wagner Garcia Navas (Têm dois filhos: Marco Aurélio Gonçalves Garcia Navas e Leonardo Gonçalves Garcia Navas); Paulo César Gonçalves (Solteiro); Fernando José Gonçalves, casado com Marussa Courbassier de Souza Gonçalves (Têm duas filhas: Ana Clara Souza Gonçalves e Alice Souza Gonçalves).

Documento sem título