PERSONALIDADES MARCANTES
JOSÉ JULIÃO SIMÕES - Maj.
( 27-07-1918   24-07-1995)

O muito estimado e tão saudoso Major Julião era filho de João Julião Simões e de D. Maria Rita da Conceição. Nasceu em Guarapari-ES.

Sua carreira militar teve início no Batalhão Vilagran Cabrita (1° Batalhão de Engenharia de Combate), no Rio de Janeiro. Tinha ele então 19 anos de idade. Terminando o serviço militar regulamentar, continuou nessa tradicional Unidade do Exército até chegar ao posto de 2° Sargento, quando, então, foi transferido para o CPOR do Rio de Janeiro exercendo a função de monitor. Após completar o curso de especialização em Moto-Mecanização, obteve a transferência para o nosso 4° Batalhão de Engenharia de Combate, no qual prestou seus bons serviços durante alguns anos. Promovido a Subtenente, foi transferido para o Parque de Moto-Mecanização sediado em Magalhães Bastos-RJ. Depois de promovido a 2° Tenente, voltou para Itajubá, agora para servir na Fábrica de Armas (IMBEL), pois Julião passou a estimar a "cidade fácil de ser amada", conforme a qualificou o seu colega de farda Capitão Tigre Maia, que se tomou nosso Prefeito, e aqui está sepultado. Promovido a Capitão, e finalmente, passando para a inatividade como Major, o nobre militar permaneceu em nossa terra.

Quando, pela primeira vez, servia o Exército em Itajubá, o Major José Julião Simões casou-se, em primeiras núpcias, com D. Maria do Rosário Almeida Simões, que lhe deu os filhos Célio Simões, José Almeida Simões e Maria Cândida Simões. Enviuvando, contraiu segundo matrimônio com D. Maria Costa Simões, e desse novo consórcio vieram lhe os filhos Maria Rita da Costa Simões, Sebastião Paulino da Costa Simões, Cícero da Costa Simões, Sílvia da Costa Simões, Paulo Eduardo da Costa Simões, Nilton da Costa Simões e Heloísa da Costa Simões.

Afeito ao trabalho e avesso à ociosidade, o Major Julião, uma vez afastado da caserna, tomou-se representante de uma indústria de cortinas de plástico e outras, contribuindo para o embelezamento dos lares itajubenses.

Pessoa afável, atenciosa e cavalheiresca, Oficial despido de arrogâncias e de superioridade social, Julião era, por isso, admirado e estimado na Fábrica de Armas (IMBEL), inclusive por todo o operariado.

No retrato, esta ele descontraído e feliz, após ler o jornal do dia, que o tem sobre as pernas, o Major José Julião Simões, já de cabelos grisalhos, reconforta-se com o ar puro dos sopés da Mantiqueira, de urna tarde de jubilosa paz, com a consciência tranqüila de toda uma vida devotada ao cumprimento do dever, à dignidade, à família e à Pátria.

Documento sem título