PERSONALIDADES MARCANTES
DR. JOUBERT GUIMARÃES
( 03-12-1899   28-12-1968)

Filho do Cel. Jarbas Guimarães e de D. Maria Albuquerque Guimarães, nasceu em Arcos, MG, mas desde a adolescência residente em Itajubá.

Joubert foi uma criatura admirável, quer pelo seu trato de pessoa finalmente educada, quer pelos seus dons artísticos. Engenheiro diplomado pelo então Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá, com a turma de 1927 (ora Efei).

Foi Prefeito de Paraisópolis, cujo povo, que o tinha como ótimo administrador, prestou-lhe, em 01-06-1941, sob grande manifestação, uma memorável e grande homenagem, com banda de música, fogos e discursos, para comemorar o 7º ano de sua profícua gestão.

Dr. Joubert Guimarães era sobremaneira admirado pelo seu virtuosismo no violino, que ele executava tão bem. Segundo competente críticos, como um Kreisler, um Heifetz, um Zimbalist. Em uma reunião no Clube Itajubense, executou, por volta de 1925, a "Meditação" da ópera "Thais", de Massanet, quando foi vivamente aplaudido, por longos minutos, por competentes conhecedores de música. Quando mais moço, chegou a participar de um conjunto orquetral que animava as sessões do cinema mudo.

Documento sem título