PERSONALIDADES MARCANTES
LOURENÇO DA COSTA MOREIRA. PADRE
(15-05-1778  14-06-1855)

De nacionalidade portuguesa, nasceu em São Tiago de Mouquim, Conselho de Vila Nova do Famalicão, do Arcebispado de Braga. Faleceu em Itajubá, sepultado no cemitério do Rosário, ora desaparecido, tendo sido os seus ossos, exatamente meio século depois, levados para o ossário comum, aberto ao lado da capela-jazigo da família Rennó, do atual cemitério. Sua imagem foi acentuado com o retrato falado, concebido pelo Dr. José Ernesto Coelho.

Fundador que foi de Itajubá, não é demais aqui reiterar a sua lembrança, o que fazemos com a fotografia colhida ao desvelar a sua herma, no ato que a inaugurou no adro da Matriz de N. S. da Soledade, em 19-03-1998, por iniciativa da Academia Itajubense de História, então brilhantemente dirigida pelo Cel. João Otero Diniz, e com o apoio e recursos da Prefeitura Municipal, na atuante gestão do engenheiro José Francisco Marques Ribeiro, que não descurando do atendimento à vida cultural da cidade, prontamente acedeu a essa justa homenagem, reconhecendo que o monumento então inaugurado era realmente um marco de gratidão que, havia muito, estava em falta em praça pública.

Colaborando com a Academia de História e a Prefeitura, o Sr. João Mauro de Moraes foi o diligente auxiliar na concretização desse bronze evocativo de nosso fim da dor, em entendimentos com escultores, na cotização para a construção do pedestal e outras providências.


Documento sem título