PERSONALIDADES MARCANTES
DR. LUIZ GONZAGA SALOMON
( 1912   28-05-1995)

Filho de Augusto Salomon e de D. Angelina da Conceição Chaves Salomon.

Casado em 28-03-1937 com D. Albertina Werdine Salomon. O Dr. Luiz Gonzaga Salomon, na intimidade de seus conterrâneos tratado por LUIZINHO SALOMON, era cirurgião dentista, um dos mais competentes profissionais dos velhos tempos, atencioso e acreditado.

Era membro da Comissão Fiscal da Associação Itajubense dos Dentistas, ao ser esta instituição fundada em 1955.

Foi vereador no quadriênio 1959-1962, e durante esse período legislativo desempenhou a função de Secretário da Câmara Municipal. Reconhecido como orientador judicioso, prudente e sensato de muitas decisões, projetos e estudos discutidos e examinados pela Edilidade de então.

As celebrações das bodas de ouro do casal Luizinho-Albertina, comemoradas em 28-03-1981, foram das mais suntuosas e festivas que Itajubá já presenciou ou teve conhecimento, fato que evidencia o quanto esse nosso digno conterrâneo era estimado e considerado em sua terra. Não teríamos aqui espaço para pormenorizar essa festa social, mas a poetisa D. Nair Viotti Werdine, da AIL, publicou uma oportuna crônica no jornal "O Sul de Minas", narrando o memorável acontecimento, parte realizado na Matriz de N. S. da Soledade, e as demais solenidades na residência do ilustre casal.

Na igreja, Lourdes Miranda, acompanhada pelo órgão, cantou o "Exodus", e o Dr. Ubiratã o "Creio em Ti". "Parecia que até os Anjos do Céu ali se faziam presentes!" dizia a poetisa na referida crônica.

No retrato ele está ao lado de sua esposa.

Documento sem título