PERSONALIDADES MARCANTES
MIGUEL CHIARADIA
( 05-06-1888   10-02-1944)

O humanitário Miguel Chiaradia, filho de Vicente Chiaradia e de D. Rufina Cardoso Chiaradia, nasceu em Piranguçu. Diplomou-se em Farmácia, com distinção, pela Escola de Farmácia de Ouro Preto. Concluído o curso, estabeleceu-se com botica em Piranguçu, sua terra natal, que recebeu o nome de Farmácia Nossa Senhora Aparecida, pois era devoto da Virgem Maria, a Padroeira do Brasil.

Alguns anos depois mudou-se para esta cidade, e aqui instalou a sua farmácia, tomando-se o clínico dos pobres, aos quais dava medicamentos, sem exigir-lhes qualquer remuneração. De pessoa de sua família temos as seguintes informações, por escrito: "Atendia a Escola Normal Sagrado Coração de Jesus, mandando para lá os remédios necessitados pelas Irmãs da Providência e alunas pobres, sem nenhuma remuneração, o que era próprio de sua bondade. Aos domingos ia participar da santa missa na igreja de Nossa Senhora Aparecida, e após a missa saía com o Cônego Zequinha Salomon, visitando e atendendo os pobres, levando-lhes remédios para ajudar a Paróquia".

Miguel Chiaradia foi um autêntico benemérito. Era sócio do Clube Itajubense. Diz mais seu parente: "Participava de festas, em Piranguçu pintando bandeiras, enfeitando estandartes e fazendo cartuchos para pôr doces nos leilões."

Miguel Chiaradia casou-se, em primeiras núpcias, com sua prima Elisaura Chiaradia, falecida em Piranguçu em 06-01-1919, com a qual teve quatro filhos, todos já falecidos; em segundo matrimônio em 24-07-1919, com D. Stela Lamóglia Chiaradia, filha de Vicente Lamóglia e D. Maria Felícia Marotti Lamóglia, sepultada em 18-07-1968 com 71 anos. Filhos deste 2º matrimônio, em número de seis: D. Maria Chiaradia Guimarães, casada com o Dr. Adylio Guimarães Dias, já falecido, médico; Dario Chiaradia, engenheiro formado pela Escola de Minas de Ouro Preto, falecido em 21-04-1983, casado com D. Rosária Cerávolo Chiaradia, farmacêutica; D. Jandyra Chiaradia, casada com o Dr. Sílvio Monteiro de Souza, engenheiro formado pela EFEI, ambos já falecidos; D. Ruth Chiaradia, professora diplomacia pela Escola Normal Sagrado Coração de Jesus; Dr. Mário Chiaradia (17-10-1927), engenheiro pela EFEI, casado com D. Maria Augusta Gonçalves de Carvalho, professora de Filosofia, ambos já falecidos; D. Maria de Lourdes Chiaradia (12-01-1932), casada em 07-07-1951 com o Dr. Benedito Menicali, engenheiro pela EFEI.

Documento sem título