PERSONALIDADES MARCANTES
SEBASTIÃO VIEIRA PINTO
( 12-06-1917   14-01-1992)

A então Fábrica de Canos e Sabres para Armas Portáteis, posteriormente denominada simplesmente Fábrica de Itajubá (ora um dos estabelecimentos da IMBEL) foi inaugurada oficialmente em 16 de julho de 1934, numa época em que ainda era incipiente a indústria mecânica no Brasil, naquele tempo em que ainda nossa Pátria era considerada "um país essencialmente agrícola", realidade econômica que teve a duração de Pedro Alvares Cabral a Getúlio Vargas, quando tudo era importado, até pregos e grampos de cerca...

Mais de mil homens deram início à grande Fábrica do Pacatito, trabalhadores inexperientes em fabricação seriada, sem prática em máquinas modernas para usinagem de peças metálicas, "a quo" em tecnologia, oriundos dos campos de lavoura, de estabelecimentos comerciais, do trabalho braçal e de outras ocupações sem especialização. Mas, a inteligência, a consciência do dever profissional, a perseverança no aprendizado e o propósito de se tomarem eficientes obreiros da nascente atividade industrial supriram louvavelmente a carência inicial de preparo para produzirem armas para o Brasil. E evidenciou-se então o mérito daquela velha-guarda de mestres pioneiros que se habilitaram competentemente para a laboração de todos os trabalhos concernentes à missão ocupacional que abraçaram.

Entre esses mestres primordiais estava o digno Sebastião Vieira Pinto, nascido em Delfim Moreira, filho do agricultor Aristides Vieira Pinto e de D. Cecília Bernardina de Jesus, que, ainda muito jovem, logo após prestar serviço militar no 4º BE Comb. ingressou na Fábrica de Armas, estabelecimento em que também dois de seus irmãos prestaram relevantes serviços: João Vieira Pinto, que se especializou em desenho técnico, e Joaquim Vieira Pinto, que, depois de se tornar heróico militar em Castelnuovo, Monte Castello e Montese como sargento da FEB, completou sua carreira profissional também na Fábrica de Armas. Sebastião foi chefe de um grupo de oficinas na F.I. (ora IMBEL).

Sebastião Vieira Pinto casou-se em 16-04-1940 com D. Mana Rodrigues, filha de José Antônio Rodrigues e de D. Maria Cândida de Jesus. Foram 7 os filhos do casal, todos portadores de título superior: José Robson, Engenheiro Eletricista; José Adallson, Advogado; José Jackson, Engenheiro Eletricista; Marcos Augusto, Engenheiro Eletricista; Vera Lúcia, diplomacia em Pedagogia; Dulce Helena, em Matemática; e Antônio Claret, em Pedagogia. Todos assinam Vieira Pinto, o sobrenome paterno.

Sebastião Vieira Pinto aposentou-se pelo Ministério do Exército, como funcionário civil, em 14-01-1992, com a idade de 74 anos, após 35 anos de bons serviços. Foi honrado chefe de família e exemplar companheiro de trabalho.

Documento sem título