FEB - PRACINHAS ITAJUBENSES
CAPITÃO
JOSÉ MONTEIRO CHAVES NETO
( 01/06/1921 ;  04/04/2008)

Nasceu na cidade de Brazópolis, estado de Minas Gerais. Filho de José Monteiro Chaves Neto Junior e Carmelita Rodrigues chaves.

Foi iniciado na Maçonaria Mineira na Augusta e Respeitável Loja Simbólica “Deus e Humanidade de nº61” em 26 de junho de 1956, sendo Venerável Mestre por duas vezes, no período de 26 de julho de 1956 a 24 de junho de 1967 e 24 de junho de 1981 a 31 de junho de 1983.

Era Delegado da Região Administrativo Mantiqueira do Grande Oriente de Minas Gerais e Grande Inspetor Geral do Grau 33 do Rito Escocês antigo e aceito para a República Federativa do Brasil, na qual edificou com perfeição os pilares da maçonaria brasileira.

Era militar do Exército Brasileiro, na qual finalizou sua carreira no Posto de Capitão e reformado no posto de Major. Serviu no 4º Batalhão de Engenharia de Combate e na Indústria de Material Bélico do Brasil – IMBEL, Fábrica de Itajubá.

Sua vivência militar foi coroada com a sua participação na Força Expedicionária Brasileira – FEB, durante a Segunda Guerra Mundial, cumprindo missões junto ao 9º Batalhão de Engenharia de combate no Teatro de Operações na Itália, no período de 1944 a 1945. Durante a Guerra o Capitão Chaves, ocupava a graduação de 2º Sargento da Arma de Engenharia, em que cumpriu com heroísmo, galhardia, determinação e patriotismo a sua missão em defesa da paz mundial combatendo com milhares de brasileiros, o regime Nazi-facista. O insigne e inesquecível Capitão Chaves, “Chavão” para os amigos, faleceu no dia 04 de abril de 2008, deixando um legado de amigos, de história e de amor ao Brasil.

Em sua homenagem pelo serviços prestados ao nosso país, a Câmara Municipal de Itajubá aprova por unanimidade no dia 20 de agosto de 2009, o decreto legislativo nº 218, Art.1º. Ficando denominada Avenida Capitão Chaves, à Rua Projetada “A, localizada entre a Avenida Marginal Direita do Rio Sapucaí e Praça Duque de Caxias”, no Bairro Varginha.


 Documento sem título