FAMÍLIA AMARAL
Descrição do Brasão

O modelo de Brasão da família Amaral é bem característico e, por isso, faço de ser reconhecido. Ele é feito de um escudo amarelo com seis luas crescentes de cabeça para baixo coloridas de azul. Este brasão foi concedido à família em 31-V-1.491.


História

O sobrenome Amaral é bem popular no Brasil. Ele não chega a tomar tanto espaço quanto Silva ou Oliveira, mas é bastante conhecido. Ele é um sobrenome que tem origem em países que colonizaram o Brasil, o que faz deste um nome comum por aqui.


A Origem

O sobrenome Amaral pode ter surgido tanto na Espanha quanto em Portugual. Por serem países pertos um do outro, é possível encontrar histórias de origem em ambas as regiões. Por este detalhe, deve-se reconhecer a possibilidade de ele ter surgido em várias regiões diferentes dentro da Europa a história não tem informações claras de qual o local em que os Amaral constituíram família primeiro.

Este é um sobrenome de origem toponímia, ou seja, geográfica. Em casos assim o sobrenome de uma região de mesmo nome ou então de alguma característica da mesma. No caso do Amaral, o sobrenome veio do fato de que algumas regiões tinham uma grande quantidade de amaras, que é uma espécie de salva, uma planta amarga.

Na Espanha, a história dos Amaral possui indícios de nobreza pelos descendentes do Rei Dom Ramiro II, Rei de Espanha. Há também relatos de que o sobrenome possa ter sido usado incialmente por Martin Afonso Amaral que, em 1250, reinava em Portugal como Dom Manoel I.


Curiosidade

Seu sobrenome, como já foi falado, foi constituído por uma região onde se predominava a espécie de Amara, uma planta parecida com salva, amarga. Deste modo, os descendentes dos Amaral poderiam ser reconhecidos como “Fulano do Amaral” ou “Fulano que mora no Amaral”, até que posteriormente foi-se adotado o sobrenome para reconhecer uma família inteira.


Variações do Sobrenome

Este é um dos poucos sobrenomes dos quais não existem variantes conhecidas. Amaral se firmou e permanece da mesma forma que foi criado. Tanto na Espanha quanto em Portugual, o sobrenome possui a mesma grafia. Em outros países, as pessoas que possuem este sobrenome são descendentes de Espanhois ou Portugueses.


Documento sem título