FAMÍLIA AMORIM
Descrição do Brasão

Fazendo referência à origem humilde dos membros da Póvoa de Varzim, o brasão da Família Amorim traz como símbolos agricultores no centro principal, usando as cores vermelho, amarelo e branco.

Outro modelo que pode ser encontrado de brasão também traz como centro as referências agrícolas e também é muito popular entre os portugueses. Os dois são usados para referenciar a família.


História

Um dos sobrenomes mais comuns no Brasil, Amorim tem origem portuguesa e migrou para cá com a vinda dos portugueses para o Brasil no período de colonização das capitanias. O nome surgiu na bela cidade de Porto, em uma pequena região conhecida como Póvoa de Varzim, a mesma área do nobre escritor Eça de Queiroz.


Localizada na planície litoral e aprisionada entre o mar e os montes de São Félix e da Cividade, a cidade da Póvoa de Varzim é constituída por onze Partes, que são áreas significativas da cidade com diferenciação popular e topológica. Estes bairros são, por sua vez, parte de duas estruturas administrativas formais conhecidas como freguesias: U.F. Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai e U.F. Aver-o-Mar, Amorim e Terroso. Pelo sul, existe uma continuidade urbana com Vila do Conde, para onde a cidade cresceu no passado.

A cidade desenvolveu-se do interior para o litoral a partir do núcleo do Bairro da Matriz, onde ainda restam as ruelas estreitas e tortuosas da Póvoa primitiva do século XIV. Ainda hoje de carácter unifamiliar, encontram-se no bairro construções antigas tais como a casa seiscentista em frente à Igreja Matriz, os quatrocentistas Paços do Concelho, o Solar dos Carneiros (século XVII) e as casas oitocentistas do Capitão Leite Ferreira, dos Limas e de Coentrão. A população de pescadores foi concentrada junto à costa sul, em volta da Enseada da Póvoa, e já no século XVIII o Bairro Sul, sector piscatório com ruas estreitas paralelas à costa, encontrava-se razoavelmente desenvolvido.

Para conhecer mais sobre esta região, acesse o site:

https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%B3voa_de_Varzim


A Origem

Acredita-se historicamente que o sobrenome Amorim tenha surgido pela primeira vez em 1033 (século XI), de quando data a sua primeira menção histórica. Os primeiros a usar o nome foram moradores de uma região conhecida como Santiago de Amorim, conhecida essencialmente por ser uma área dedicada à agricultura. Hoje a região ainda existe e pertence a metrópole do Porto, grande centro comercial e de referência urbana em Portugal. Um dos produtos mais conhecidos de Varzim é o pão, feito de forma diferente e um dos mais apreciados pelos turistas.

Os Amorins chegaram o Brasil por meio de Hilário de Amorim, que veio ao país no reinado de ainda de D. João I como função de ser o primeiro da Torre de Amorim, na Ponte de Lima prestando serviços com o Duque de Lancastre. Hoje está na lista dos sobrenomes mais populares entre os brasileiros e presente em todas as classes sociais.


Curiosidade

Quando você pensa em Amorim pensa também em amor? Pois é isso mesmo! No português de Portugal arcaico o nome quer dizer “lugar de namoro” ou “lugar para encontrar namorados”, ou um espaço romântico para namorar se quiser simplificar. O nome vem do Latim, e quer dizer literalmente namoro ou namorados.


Variações do Sobrenome

O nome chegou ao Brasil tal qual é escrito em Portugal, sem variantes.


Documento sem título