FAMÍLIA ANDRADE
Descrição do Brasão

O brasão da família Andrade é basicamente constituído de uma faixa de vermelho que sai da boca de duas serpentes. O fundo é de cor amarela com um símbolo dos dois lados da faixa que fica na transversal, como pode ser visto na imagem.


História

No final do Século XII, começou a tomar importância uma família originária de Andrade de cujas vilas o rei D. Henrique II fez mercê a seu privado Fernán Pérez de Andrade, descendente de Bermudo Peres de Traba Freire de Andrade, que provinha dos antigos condes de Traba e Trastámara. Esta família chegaria a dominar as terras de Ferrol, Pontedeume, Betanzos e Vilalba.


A Origem

Sua origem é portuguesa, assim como grande parte dos sobrenomes populares no Brasil. Ele é classificado como toponímico, ou seja, de origem geográfica.

Em Portugal descendem de Nuno Freire de Andrade, mestre da Ordem de Cristo, que passou a Portugal no reinado de Dom Pedro de Castela.

Outra origem procede de um dos cinco cavaleiros que passaram a Espanha, na guerra dos mouros, com o conde D. Mendo. É seu solar a vila de Andrade, no reino de Galiza.


Castelos e Torres

A família Andrade está associada às fortificações:

  • Castelo de Naraío
  • Torreão dos Andrade
  • Castelo de Andrade
  • Castelo de Moeche
  • Torre de Celas de Peiro

  • O Torreão dos Andrade é uma estrutura militar medieval localizada no concelho de Pontedeume, província da Corunha, na comunidade autônoma da Galiza, na Espanha.

    Encontra-se no centro histórico da cidade, ao pé da praça Maior, constituindo-se no remanescente do paço que os Andrade mantinham na antiga vila, e que foi demolido em 1935, apesar de se encontrar classificado como Monumento Histórico Artístico. O torreão data do século XVI e foi erguido por Fernando de Andrade.


    O Castelo de Andrade, também denominado como Fortaleza da Nogueirosa, localiza-se no lugar de San Cosme de Andrade, paróquia da Nogueirosa, no município de Pontedeume, na província de Corunha, comunidade autónoma da Galiza, na Espanha.

    Ergue-se sobre a rocha viva da Pena Leboreira e, desde a sua origem, encontra-se ligado à poderosa família dos Andrade.

    O castelo remonta a uma primitiva estrutura, erguida possivelmente no século XIII.

    A maior parte do actual conjunto foi erguida a partir de 1369 por iniciativa de Fernán Pérez de Andrade, conde de Andrade, suscitando a oposição do prior do Mosteiro de Sobrado dos Monxes, frei Esteban Sejas, que se negou à sua construção e que, inclusive, conseguiu paralisar-lhe as obras por algum tempo. Entretanto, o conde de Andrade, um dos validos do rei Henrique II de Castela, e de quem obtivera aqueles domínios, terminou por impor-se.

    A partir do século XIV foi denominado como Alcázar dos Andrade.

    Foi arrasado em 1467, no decurso da Grande Revolta Irmandinha, sendo posteriormente reedificado. Poucos anos mais tarde, veio a ser um dos quarenta e seis castelos cuja demolição foi ordenada pelos Reis Católicos, o que teve lugar em 1486.

    No século XIX foi objeto de uma extensa campanha de restauração, empreendida por iniciativa do duque de Alba, a cargo do arquitecto Tenreiro.

    Encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1924, tendo sido o primeiro na província a alcançar esse status.

    Na atualidade é propriedade da Fundação Casa de Alba. Após um período de restauração (2006), foi aberto à visitação pública em 2007.


    Curiosidade

    Ao que parece, esta é uma família tradicional de Portugal. Eles são conhecidos por dominar áreas de Galiza. Basicamente, o significado do nome Andrade é topônimo do reino de Galiza.

    A família Andrade está associada a fortificações. Desse modo, é possível encontrar castelos e torres dos Andrade em suas comunidades de origem, na Espanha e em Portugal.


    Variações do Sobrenome

    Este sobrenome não possui muitas variantes. Geralmente o que pode se encontrar são pessoas com “de Andrade”. Não é possível que em outros países as variantes venham de traduções de Andrade, uma vez que este é um sobrenome bem próprio.


    Documento sem título