FAMÍLIA BAHIA
Descrição do Brasão

O brasão da família Bahia é constituído por um escudo ogival, pois tem a ponta inferior em forma de ogiva ou lança, sendo considerada uma das formas de brasão mais antigas. Dentro do escudo o esmalte amarelo recobre o fundo representando o céu.

No centro é encontrado o desenho de um elefante sobre um campo verde. O timbre é todo trabalhado e as cores amarelo e verde predominam. Por cima da armadura tem outro elefante semelhante ao do escudo.


História

O sobrenome Bahia, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.


A Origem

O sobrenome Bahia é de origem Ibérica. Ele provém de “Ba’ia” que significa baía, uma porção de mar ou oceano rodeada por terra, podendo ser o nome de uma localidade também. Desse modo, Bahia pode ser considerado um sobrenome toponímico. Como forma de identificar as pessoas que moravam nesse local.

Ao longo do tempo ocorreram várias variações desse sobrenome e somente em por volta de 1641 o primeiro a ter o sobrenome com a mesma grafia dos dias de hoje foi Raymundo Bernardi Felichem Bahia na Espanha e o rei da época era Felipe V.

Segundo os registros o sobrenome só foi consolidado porque foi introduzido a cobrança de impostos pessoais, pois só quem era nobre tinha sobrenome.


Curiosidade

Segundo genealogistas a primeira geração da família Bahia que veio para o Brasil na década de 1700 foi de José Geraldo Baía, filho de Onofre do Nascimento Baía e Lourdes Rosa Baía Ele deu origem a vários descendentes com o sobrenome Bahia. Nessa data, Minas Gerais estava no auge da mineração.


Variações do Sobrenome

O sobrenome Bahia pode ser escrito como Baía, mas no Brasil a forma mais encontrada é Bahia.


Documento sem título