FAMÍLIA BASTOS
Descrição do Brasão

Acreditavam-se que a família Bastos e a família Barroso tivessem a mesma origem. Com isso, incialmente, essas duas famílias dividiram por um bom tempo o mesmo brasão de armas.

O brasão que pertencia as duas famílias era vermelho com cinco leões de ouro com detalhes azuis. Posteriormente, a família Bastos desenvolveu outro brasão de armas. Esse novo brasão é constituído pelas cores dourado e preto. O escudo em dourado leva ao centro três bastões de madeira preto. No timbre, uma armadura preta com detalhes dourados.

Com o passar dos anos, com surgimento de novas linhagens, originou-se outros brasões relacionados a família Bastos. Isso ocorre pelo fato de famílias possuírem características próprias. Portanto, a maioria dos brasões encontrados para a família Bastos possui as mesmas características.


Origem

Tendo origem no nobre Gomes Viegas de Basto, o primeiro a usá-lo como nome de família e a transmiti-lo aos seus descendentes, o sobrenome Bastos (e suas variantes: de Basto, do Basto, de Bastos etc.) é do tipo toponímico, ou seja, originou-se do nome de algum lugar. Esse Gomes Viegas, proveniente da família Barroso, nasceu por volta do ano 1160 numa região de Portugal chamada Cabeceiras de Basto, e por isso recebeu esse sobrenome.

Gomes Viegas de Basto teve provavelmente cinco filhos, três dos quais receberam o sobrenome e transmitiram-no aos seus descendentes até os dias de hoje.

A genealogia de Gomes Viegas de Basto, aqui apresentada, é composta por nobres das mais variadas origens familiares e geográficas.

Nela estão presentes condes e reis de Castela, Leão, Portugal e diversas outras Casas européias, líderes de Roma (imperadores, cônsules, senadores) e de Israel (altos-sacerdotes), famílias reais britânicas, bárbaras (godos, visigodos, ostrogodos, francos sicambros e simérios), bizantinas, armênias, persas, assírias, babilônicas, sírias e egípcias (faraós).

Além disso, há alguns casos de pessoas lendárias, que existiram de verdade mas que têm histórias míticas ou mitológicas. Para esses indivíduos, também foram acrescentadas suas genealogias míticas, que muitas vezes terminam em deuses como Júpiter ou em homens mitológicos como Adão e Eva.

Vale lembrar que, por ser um sobrenome de origem geográfica, nem todos os Bastos existentes hoje provêm da mesma família, já que diversos grupos o adotaram simplesmente por viverem ou terem relação com o lugar de Basto. Isso também se aplica à heráldica, ou seja, não existe um único Brasão de Armas que valha para todos os Bastos (BASTOS, 1999).


Castelos e Torres

Cabeceiras de Basto nos dias de hoje.


Curiosidades

Importante lembrar que, como tantos outros sobrenomes, nem todos os descendentes dessa família provêm da mesma linhagem.


Títulos, Morgados e Senhorios
  • Barões de Bastos
  • Barões de Catas Altas-I
  • Barões de Pereira Bastos
  • Condes de Arganil
  • Viscondes de Bastos
  • Viscondes de Mira Vouga
  • Viscondes de São Veríssimo
  • Viscondes de Vila Maior
Variantes do sobrenome

Foram encontradas muitas variantes para este sobrenome. Bastos, por exemplo, é a variação de Basto. Outras variantes também são usadas, como: de Basto, de Bastos. No Brasil, a variação mais reconhecida é Bastos.


Documento sem título