FAMÍLIA BUENO
Descrição do Brasão

Existem dois modelos conhecidos de brasões da família Bueno. Eles são de regiões diferentes, um da Espanha e outro provavelmente da Itália. O modelo Espanhol representa um escudo em azul com cinco machados dourados. Sua borda é feita de folhagens em verde, como no escudo italiano.

Um outro modelo que é italiano tem um escudo de amarelo outro com uma faixa transversal que, ao que parece, é um galho verde. É um modelo simples e característico da família Bueno da Itália.


Origem

A família Bueno surgiu na Espanha e a palavra é derivada do verbete latino “bonus”, que significa “bom”. O termo foi difundido como nome próprio e sobrenome na Idade Média e se refere às qualidades de uma pessoa: boa, bondosa. O fundador do tronco familiar era provavelmente o portador destas qualidades e seus descendentes passaram a ser reconhecidos como “Fulano filho do Bueno”, até que posteriormente se adotou o sobrenome para reconhecer esta família.

Há alguns relatos de surgimento de novas famílias com o sobrenome Bueno em outras partes da Europa. No entanto, o sobrenome é originalmente espanhol, até mesmo pela sua grafia e sonoridade, é quase impossível que ele tenha surgido primeiro em outra região. Algumas famílias criaram tradições com o sobrenome Bueno em países como Itália e Portugual, mas novamente, deve-se reconhecer que a origem do sobrenome Bueno vem da Espanha.


História

A família Bueno é bem conhecida no Brasil, mas por aqui este não chega a ser um sobrenome muito popular. Sua história de origem é realmente bem previsível e fácil de ser entendida. Esta é uma família não tão tradicional no local onde surgiu e isso se dá pelo fato de ser um nome que pode reconhecer uma família em qualquer região.


Títulos, Morgados e Senhorios
  • Barões de Cunha Bueno
  • Barões de Itaqueri
  • Condes de Torre-Arias
  • Condes do Paço do Lumiar
  • Marqueses de São Vicente
  • Viscondes de Cunha Bueno
  • Viscondes de São Vicente
Variantes do sobrenome

O sobrenome Bueno não possui variações conhecidas. A palavra em si pode sofrer alterações e ser utilizada em qualquer país como sobrenome, mas todas as famílias preferem adotar o original Bueno. Pelo fato de Bueno ser a tradução espanhola da palavra “bom”, é fácil encontrar traduções em todas as línguas para o sobrenome.


Documento sem título