FAMÍLIA CERQUEIRA
Descrição do Brasão

Armas: De vermelho, um leão de ouro, armado e lampassado de azul, coleirado de vermelho e a coleira guarnecida de ouro.

Timbe: o leão do escudo.


Origem

Este é um sobrenome de origem portuguesa, embora tenha a possibilidade de ter surgido ao mesmo tempo em outros lugares. Ele é classificado como um toponímico, ou seja, de origem geográfica. Tanto em Portugual quanto na Espanha, existem regiões com este sobrenome. Daí vem-se a possibilidade de origens diferentes para um mesmo nome.

A palavra deriva de Cercuaria que foi retirada do latim quercus (carvalho). Ao que parece, sua origem teria algo relacionado a uma cerca feita de carvalhos. Este seria onde residia o fundador da família. Há documentos reconhecendo Cerqueira no século XII, que antes foi registrado como Cercaria.

O primeiro solar a ser conhecido dos Cerqueira é a Torre de Camposa, localizada na Freguesia do Vale, em Portugual.


Curiosidades

Das informações encontradas, afirma-se que a família Cerqueira está entre as mais antigas e nobres de Portugual.

Suas outras possíveis origens se dão pelo fato de o nome ter uma constituição que pode ser comum a vários países. Além disso, a disseminação dos Cerqueira foi fácil pela Europa, uma vez que o continente é pequeno e de locomoção facilitada entre países.


Títulos, Morgados e Senhorios
  • Senhores da Casa dos Macedos

  • Variantes do Sobrenomes

    Desde que originou o sobrenome Cerqueira não sofreu muitas alterações. Isso se deve provavelmente pelo fato do o mesmo ter vindo de um nome já existente, que no caso, seria um lugar ou região. É possível encontrar em situações raras a grafia Cerquera, mas essa não é tão usada e reconhecida como o que estamos tratando.


    Documento sem título