FAMÍLIA CHAGAS
Descrição do Brasão

O brasão da família Chagas é bem característico e único. Ele é feito de um escudo azul com uma torre dourada ao centro. Abaixo da torre tem-se ondas prateadas e azuis se alternando e o símbolo da torre se coloca de uma maneira que parece estar flutuando sobre as águas.

Este é um brasão muito bonito e parece ser realmente o único que representa o sobrenome Chagas. Não se sabe ao certo quando foi concedido o brasão das armas à família Chagas, mas este torna a família ainda mais legitima e respeitada perante às tradições.


Origem

Ao que se sabe, inicialmente este sobrenome surgiu em Portugual. A verdade é que não se sabe ao certo se foi somente por lá, uma vez que, por sua origem religiosa, pode ser que ele tenha surgido também em outras regiões da Europa ou até mesmo no Brasil.

Por se tratar de uma homenagem à religião cristã, este sobrenome acaba abrangendo um grande número de famílias, com filhos que carregaram a homenagem uma invocação às chagas de Cristo e passaram posteriormente o sobrenome aos seus filhos e netos.

A origem do sobrenome Chagas é um pouco comum, quando se trada de sua história. As mais populares costumam ser origem por localidade ou por nome do fundador do tronco familiar, denominados toponímicos e patronímicos respectivamente. No caso de origem como homenagem religiosa, podemos conhecer vários exemplos como Nascimento, Bonfim ou Dos Anjos.


Variantes do Sobrenomes

Não existem variações gráficas conhecidas para o sobrenome Chagas. Este é um sobrenome que se firmou como foi realmente criado. Todos os descendentes da família têm sobrenome Chagas sem alterações, o que fica ainda mais fácil reconhecer as ligações com o passado.


Documento sem título