FAMÍLIA CINTRA
Descrição do Brasão

O Brasão da família Cintra é constituído por cores fortes. O escudo é vermelho e possui uma torre, parte do castelo, entre uns arbustos. No lado direito e esquerdo do castelo tem-se a representação de uma estrela e uma lua como uma maneira fazer alusão a origem do sobrenome da família.


Origem

O sobrenome Cintra é de origem Germânica. Segundo relatos históricos, os Celtas chamavam a lua de Cynthia. Posteriormente a escrita como Cintra foi desenvolvida por outros povos. Depois disso os árabes ocuparam este território, pois naquela época era comum a ocupação de outros territórios para legitimar seu poder.

Os árabes deram o nome Cynthia a vila e a serra de Cintra. Vale ressaltar que a pronuncia desse povo era Chintra (Xintra) ou Zintira. Na Crônica dos Godos feita em Portugal há uma passagem que relata a revolta dos mulçumanos de Cintra e sua reconquista pelo Conde D. Henrique, genro do rei Afonso VI.


Curiosidades

Segundo a lenda um nobre apaixonou-se por uma escrava cristã – durante os domínios árabes em Chintra. Essa paixão foi tão intensa que eles se casaram. Em decorrência desse ato várias pessoas se opuseram e somente algumas aceitaram. Nesse contexto, o moço e seus aliados facilitaram a conquista de Chintra por Afonso Henrique.

No final da batalha o rei, como forma de agradecimento, permitiu que o nobre fosse batizado pela igreja católica e o apelidou (sobrenome) por Cintra. Assim, esse sobrenome foi passado a seus descendentes.


Variantes do Sobrenomes

Atualmente a única variação do sobrenome Cintra encontrada é escrita com ‘’S’’. Ambos são derivados da mesma origem e possuem a mesma pronúncia.


Documento sem título