FAMÍLIA COIMBRA
Descrição do Brasão

O brasão da família Coimbra é feito da cor púrpura, com um cordeiro de prata e um cordão de S. Francisco do mesmo, posto em orla. Este é um dos modelos de brasões que podem ser encontrados para este sobrenome.

Mesmo assim, devido à designação deste nome para regiões, é possível que se encontre outros modelos de brasões para as mesmas. Estes não podem ser todos associados à família Coimbra.


Origem

Este é um sobrenome de origem portuguesa. Ele é classificado como um toponímico, ou seja, tem origem geográfica, vinda de alguma região, neste caso, mais especificamente de Portugual. Coimbra é uma das cidades mais conhecidas de Portugual. Sua origem como sobrenome.

A palavra Coimbra vem do Celta Conímbriga, cujo segundo elemento (-briga) significa castelo ou fortaleza.

Como sobrenome, ele surgiu quando pessoas eram reconhecidas por virem dessas localidades com tal nome. Dessa forma, os nativos eram chamados de “Fulano de Coimbra”. Com o tempo, esta designação passou a ser disseminada como sobrenome.


Curiosidades

O nome Coimbra é utilizado para designar regiões em diversos cantos. Como já foi falado, esta foi até mesmo a razão do surgimento do mesmo com sobrenome. O curioso é que aqui no Brasil o mesmo é usado para identificar bairros e ruas. Mesmo assim, não foram destas localidades que surgiu o sobrenome.


Variantes do Sobrenome

Desde sua origem, advinda de uma região, este sobrenome permaneceu como foi criado. Desde então, ele foi disseminado a outros países com a mesma grafia, nem ao menos sofrendo alterações linguísticas ou de qualquer outro tipo.


Documento sem título