O modelo de brasão dos Collin/Colin que foi encontrado é bem simples e fácil de ser reconhecido.
Ele é feito de um escudo vermelho com três tigres, dois acima e um abaixo feitos de ouro.
Pode ser que outros modelos de brasão existam para este sobrenome, no entanto, este é o único modelo encontrado para a família Colin e suas variantes.
Este é um sobrenome de origem italiana. Ele é considerado um patronímico, uma vez que deriva de um nome próprio, que geralmente é do patriarca e fundador deste tronco familiar.
A palavra é uma redução coloquial de Collino. Este é formado por Colla com o sufixo singular diminutivo ino. Colla ou Cola é uma forma familiar para o nome próprio Nicola (Nicolau) o qual também pode ter sido adotado como nome próprio.
Assim alguém de nome Nicola ou Cola ganhou a forma afetiva Collino de seus pais. Os filhos eram então conhecidos como “Fulano filho de Collino” e netos simplesmente por “Sicrano Collino”. Com o passar do este foi evoluindo para Collin, o qual é disseminado até os dias de hoje.
Há alguns registros dizendo que este pode ser um sobrenome de origem Alemã. No entanto, nada foi confirmado e a origem que prevalece é a italiana, sendo a mais antiga e tradicional dos Collin/Colin.
As grafias mais conhecidas são realmente Collin e Colin. Mesmo assim, existem na língua inglesa alguns descendentes com o sobrenome Colins ou Collins.
Este é um sobrenome bem popular nos Estados Unidos, porém não se sabe se é certo associar as duas origens como a mesma.