FAMÍLIA DIOSÍNIO
Descrição do Brasão

Família Espanhola

O brasão da família Dionísio da Espanha é carregado de faixas de prata e negro.


Família Itáliana

O brasão da família da Itália, em seu escudo subdividido em duas partes. Na parte superior fundo vermelho ao centro uma cruz vera em dourado, na parte inferior com fundo dourado e tres espigas de milhos.


Origem

Família Espanhola

Dionísio era o deus grego do vinho, o equivalente a Baco na mitologia romana.

Surgiram famílias Dionísio na Espanha e na Itália e seu sobrenome é de origem batismal, ou seja, se originou de um nome próprio, provavelmente os filhos de alguém chamado Dionísio passaram a usar o nome como apelido, talvez por este Dionísio tiver sido alguém importante ou muito conhecido em sua região.

O apelido já era usado na Espanha desde o período da Conquista Cristã, havendo cavaleiros com este apelido na ordem militar castelhano-leonesa chamada de Ordem de Santiago, nas ordens militares de Calatrava e de Alcântara no Reino de Leão e na Ordem de Montesa no Reino de Aragão.

Família Italiana

Dionízio, Dionísius, Dionísia, Dionísi entre outros, é um sobrenome italiano de origem batismal, ou seja, originou-se de um nome próprio, provavelmente tenha surgido de um cognome romano que mais tarde se tornaria um sobrenome.

Dionísio era o deus grego do vinho, o equivalente a Baco na mitologia romana, alguns nomes gregos eram comuns entre os romanos, tal como Dionísio, a partir do século XIII, referências a era clássica se tornaram comuns na Itália, assim como nomes de figuras pertencentes à mitologia grega, havia também a tradição de o pai passar o seu nome e/ou cognome aos filhos e netos, o que faz de Dionísio um sobrenome muito antigo.


História

Detalhe de uma representação do nascimento de Dionísio, talhada em um sarcófago romano do século II d.C. O bebê é ninado por uma ninfa.

Atualmente, encontra-se no Museu deArte Walters, em Baltimore, Maryland, Estados Unidos.


A palavra "Dionísio", por sua vez, era usada pelos gregos - é o nome do deus das vinhas e dos vinhos. Corresponde ao deus romano Baco. A primeira parte da palavra, "Dio-", era associada a "Zeus" (Dionísio era filho de Zeus); a segunda, "-nísio", tem origem controvertida. Muitos historiadores acham que se refere aos montes Nisa, um lugar mitológico onde Dionísio teria nascido e crescido.

Porém, a origem da palavra era anterior aos próprios gregos. A primeira referência ao nome "Dionísio" data do século XII ou XIII a.C., em uma tábua de barro encontrada em Pylos, no sul da Grécia. A civilização grega propriamente dita ainda não existia, pois floresceu apenas a partir do século VIII a.C.

A região era habitada por outras culturas que precederam, como a cultura micênica. Foram essas culturas que teriam se envolvido, por exemplo, na Guerra de Tróia, mais ou menos por essa mesma época.


Documento sem título