FAMÍLIA FAGUNDES
Descrição do Brasão

ARMAS: de prata, com cinco chaves azuis, postas em sautor, e no alto, com seus palhetões.

TIMBRE: duas chaves do escudo passadas em aspa.


Origem

O Conde D. Pedro diz que Gil Fagundes casou com D. Mor Vasques de Moura, filha de Vasco Martins Serrão e de D. Tereza Pais, da qual teve duas filhas: D. Mécia Gil, mulher de Gonçalo Mendes de Alvelos e D. Senhorinha Gil, mulher de Estêvão Mafaldo, com geração.

Seus descendentes assumiram o uso patronímico do nome do pai, como Merufe, e se localiza no Concelho de Monção. Talvez esta seja a origem dos Fagundes.

Alguns autores afirmam que João Álvares Fagundes, pai de Álvaro Anes Fagundes e de outros, são provenientes de Viana do Castelo, isto no século XV.


História

João Álvares Fagundes

João Álvares Fagundes (c.1460 - 1525), foi um navegador português e armador de navios de Viana do Castelo no norte de Portugal a quem se deve o reconhecimento de parte das costas do nordeste americano, naquelas que são hoje as províncias marítimas canadianas da Nova Escócia e da Terra Nova e Labrador.

Organizou diversas expedições de exploração para as costas da América do Norte e para os Grandes Bancos da Terra Nova por volta de 1520-1521. Nessas viagens explorou as ilhas de St Paul, próxima de Cape Breton, Ilha Sable, Penguin Island, Burgeo e Saint Pierre e Miquelon, às quais ele deu o nome de ilhas das Onze Mil Virgens em honra de Santa Úrsula.

El-rei D Manuel I concedeu a João Álvares Fagundes exclusivo do comércio e povoamento das suas descobertas em 13 de Março de 1521. Entre 1521 e 1525, Fagundes tentou estabelecer uma colónia nas costas da Nova Escócia, cujo destino se desconhece.

Relações familiares. Foi filho de Álvaro Fagundes.

João Álvares Fagundes casou por duas vezes, a primeira Com D. Maria Gonçalves Maciel e a segunda D. Leonor Dias Boto.

Do primeiro casamento teve: 1 - Álvaro Gonçalves Fagundes.

Do segundo casamento teve: 2 - Violante Álvares Fagundes casada com João de Sousa de Magalhães, fidalgo da Casa Real. 3 - Catarina Fagundes, "a Fagunda", casada com Gonçalo Afonso Cerqueira.


Variantes do Sobrenome

Esta família FAGUNDES é nobre que procede de Gil Fagundes, natural de Merufe, no julgado da Feira, nomeado pelo conde D. Pedro no livro de Linhagens.

Como designação familiar, foi, na origem, patronímico, derivado de FACUNDO ou FAGUNDO, havendo, possivelmente outras variações.


Documento sem título