FAMÍLIA FALCÃO
Descrição do Brasão

Este é um dos brasões encontrados dessa família. Pode se dizer que é possível a incidência de outros brasões, uma vez que este é um sobrenome que tem outras prováveis origens.

ARMAS: O brasão encontrado da família Falcão é constituído de azul, com três bordões de prata e ferrados de vermelho. Eles estão postos em pala e alinhados em faixa.

TIMBRE: Em seu timbre se encontra um falcão, com o mesmo bordão do escudo no bico e no pé direito.


Origem

Este é um sobrenome português que provavelmente surgiu de uma alcunha, um apelido. Este provém do pássaro mesmo, mas alguém recebeu este apelido e posteriormente disseminou como sobrenome entre seus descendentes.

Podem existir diversas origens dos Falcão. Por esse motivo, deve se dizer que os Falcão não procedem todos da mesma família.

Os Falcão procedem de Mozé Falcão, que veio ao Brasil com a rainha D.Filipa, mulher de el-rei D.João I. Segundo Mário Melo, a familia Falcão é antiquissima em Portugal, originaria de João Falcão, capitão inglês, foi acolhido por D. João I a quem prestou serviços. Ao que se sabe, este senhor provavelmente é de descendência inglesa. Portanto, existem Falcões procedentes de diversos lugares.


Curiosidades

Existem alguns relatos de judeus que foram obrigados a se converter ao catolicismo e muitos tiveram o sobrenome Falcão. Estes, mesmos obrigados a serem católicos, praticavam os princípios do judaísmo em segredo.


Variantes do Sobrenome

Não existem outras variantes para este sobrenome, mas por se tratar de o nome de um animal, o mesmo pode ter traduções para diversas línguas e ser utilizado assim como sobrenome em outros países.


Documento sem título