FAMÍLIA FONSECA
Descrição do Brasão

O Brasão da família Fonseca é constituído por:

ARMA: um escudo de esmalte amarelo com a representação de cinco estrelas vermelhas com sete pontas.

TIMBRE: é constituído por uma armadura de um cavaleiro, com um boi vermelho na parte superior. No boi há uma estrela perto do pescoço.

A cor amarela faz referência ao ouro, à soberania e ao poder, enquanto a vermelha representa a guerra.


Origem

O sobrenome Fonseca possui duas origens. Em Portugal, Fonseca é classificado como toponímico. Ele deriva do catalão “Fontseca” cujo significado é “fonte seca”. No século XIII, na época de D. Sancho I em Portugal, o primeiro a adotar o sobrenome Fonseca foi Afonso Gonçalo da Fonseca e deu origem a vários descendentes.

A outra origem dessa família vem da Espanha e provem da linhagem dos Riba Douro, que são os descendentes de D. Moninho Viegas, conhecido como o Gasco. Ele se casou com dona Valida Trocosendes e tiveram um filho (D. Rodrigo Garcia), que foi morto na conquista de Riba Douro. D. Rodrigo teve dois filhos e um deles foi chamado de D. Garcia Rodrigues, que ficou conhecido como Fonseca por causa da região onde morava.

Embora sejam retratadas duas possíveis origens para esse sobrenome, a mais aceita é a de Portugal, por ser mais antiga e todos os sucessores de Afonso repassarem o sobrenome Fonseca.

No Brasil, um dos membros mais importantes foi Hermes Rodrigues da Fonseca (“Marechal Hermes”) o oitavo Presidente do Brasil.


Curiosidades

Um dos descendentes da família Fonseca foi Fernão Martins de Affonseca, que seguiu o caminho de seus antecessores e foi senhor do couto em Leomil.

Com essa sucessão de familiares no mesmo cargo surge os Coutinho, que é uma derivação do apelido couteiro. Fernão era conhecido por esse apelido. Nessa linha de raciocínio os Coutinho são descendentes dos Fonseca.


Variantes do Sobrenome

O sobrenome Fonseca tem algumas variantes por ter se espalhado por vários países.

Os mais conhecidos são Fonséque, Fonsecha, Fonsega, Fonsecca e Affonseca. Atualmente existem vários descendentes dessa família espalhados pelo mundo. No Brasil o mais popular é Fonseca.


Documento sem título