FAMÍLIA GARCIA
Descrição do Brasão

O brasão encontrado para a família Garcia de Portugual é feito de prata, com três leopardos de vermelho, armados e lampassados de azul, um sobre outro. Este é um dos modelos encontrados que, ao que parece, é o mais original desta família.

Outros modelos de brasões são encontrados. Existe até mesmo um modelo em que uma garça é encontrada no escudo, fazendo referencia a outra provável origem deste sobrenome. Uma característica bem comum nesses brasões é a cor vermelha.


Origem

Este é um sobrenome português de provável origem ibérica. A forma Garcias dá a ideia de que este seja um patronímico, ou seja, derivado de um nome próprio, assim como Garcez. Esta é só uma das origens deste sobrenome, que teve outra maneira de ser constituído.

Alguns historiadores afirmam que este vem do basco Harsea (o urso). O que acontece é que provavelmente ele tenha vindo também de gartzea (o jovem). Por isso, há uma certa confusão entre os historiadores sobre a verdadeira origem dos Garcia.

É possível que todas as origens apresentadas sejam verdadeiras. Desse modo, estas são famílias independentes que possuem o mesmo sobrenome, mas não o mesmo sangue.


Histórias

Sendo este um patronímico, é natural que existam muitas famílias que o tenham adoptado por apelido sem estarem ligados entre si.

Dentre elas, porém, algumas houve que se destacaram e tornaram mais notáveis, como a dos Garcias de Chaves, que provém, ao que parece, de Luís de Mendanha e de sua mulher, que era filha de Afonso Garcia de Chaves, contemporâneo de D. João II e de seu sucessor e primo, D. Manuel I.

Daqueles foi filho Pedro Garcia de Chaves, que deixou descendência que lhe continuou esse nome.

Outros afamados Garcias foram os de Mascarenhas, que se fixaram na Beira e que remontam ao século XV.

E há, por último, os Garcias de Gondim, estirpe de que um membro, Gaspar Rodrigues, teve carta de armas por vir dos «Garcias de Godim», e com armas que se costumam atribuir a todos os demais Garcias, por provável ignorância dos Reis d'Armas que estão contidas numa carta de 26 de Janeiro de 1543.


Títulos, Morgados e Senhorios
  • Barões de Arede Coelho
  • Barões de Areia Larga
  • Barões de Calera
  • Condes de Montegil
  • Condes de Santa Bárbara-e
  • Marqueses de Casa Hermosa
  • Marqueses de Casa Real da la Moneda
  • Senhores de Usero
Curiosidades

Na Espanha, este sobrenome é bastante popular. Há uma estimativa de que 5% dos espanhois sejam descendentes dos Garcia.


Variantes do Sobrenome

Em documentos antigos foram encontrados registros das variantes Garsia, Garsea e Garcea. Garcez, Garce, Garcey, Garseso, Garcés, Garsía, Garcíaz, Carcía também são outras formas. Mesmo assim, a mais utilizada, popular nos dias de hoje é Garcia ou García.

As outras grafias mostradas anteriormente também podem ser encontradas, mas com certa dificuldade. Desde que Garcia se firmou como está, as famílias passaram o sobrenome atual aos descendentes.


Documento sem título