FAMÍLIA GASPAR
Descrição do Brasão

Sobre sinople*, duas estrelas de ouro

* Na heráldica, sinople é a denominação da cor verde. Entre as cores heráldicas, pertence ao grupo de esmaltes, juntamente com gules, azure, sabre e púrpura.


Origem

Segundo a tradição cristã, Gaspar foi um dos Reis Magos e ele teria vindo da Índia e presenteado o Menino Jesus com olíbano (incenso), apesar venerados, a bíblia não cita o número de reis, seus nomes e nem de onde teriam vindo, limitando-se apenas a dizer que vieram do Oriente.

Gaspar seguiu uma estrela que havia aparecido no Ocidente, de acordo com seus conhecimentos astrológicos, aquilo era o sinal do nascimento de um rei na Judeia, Gaspar encontrou Jesus em Belém no dia seis de janeiro, data que é celebrado o Dia de Reis.

Os três reis teriam voltado para o Oriente e muitos séculos depois suas relíquias foram trazidas para Constantinopla, depois levadas para Milão e de lá para Colônia na Alemanha, onde estão até hoje.

Os festejos no Dia de Reis são comuns na Europa, em Portugal é celebrado com cânticos, comidas e bebidas, e segundo a tradição medieval os nascidos neste dia podiam levar o nome de algum dos reis, garantindo proteção divina por toda sua vida.

O sobrenome Gaspar é de origem batismal, os descendentes de alguém chamado Gaspar adotaram o nome de seu antepassado como sobrenome, talvez por esse antepassado ter tido alguma influência no local e ser bem conhecido.


Histórias

Apelido de origem patronímica, derivado do nome próprio Gaspar, isto é, devido à devoção religiosa a um dos Reis Magos, e da mesma forma que sucedeu com Baltasar e Belchior, foi começado a usar como sobrenome por alguém cujo pai o recebera em baptismo e que depois o transmitiu a seus filhos e netos já como apelido. assim nasceram várias famílias não só em Portugal como em Espanha, em cujas Chancelarias, aliás, as armas aqui indicadas foram registadas.

Sabe-se que diversos Gaspar provaram a antiguidade do seu uso para ingresso nas Ordens de Santiago, Calatrava, Alcântara e Montesa, havendo documentação sobre eles nas Reais Chancelarias de Valladolid e Granada e na Real Audiência de Oviedo.

Em Portugal vários foram também os Gaspar que pelos seus serviços tanto no Reino como em África, India e Brasil, mereceram dos nossos soberanos as mais variadas Mercês Régias. Foi o caso durante a Restauração de João Martins Gaspar, que recebeu Alvará Real em 25-02-1655 pelos seus serviços nas Beiras, de António Gaspar que o teve em 17-10-1659 pela defesa do Castelo de Viana, e de vários outros cuja descendência continuou o uso do apelido.


Curiosidades

Gaspar: Significa “portador de tesouros”, “aquele que leva tesouros”, "tesoureiro"; "aquele que vem ver". A origem do nome Gaspar é persa. … Gaspar é o nome de um dos três Reis Magos. Os Reis Magos são os personagens que, seguindo a indicação da estrela, foram visitar e presentear Jesus quando ele nasceu.


Documento sem título