PERSONALIDADES MARCANTES
DR. BRAZ REALE
( 13-12-1865   26-07-1952)

Médico, nascido em San Severino Lucano, Itália. Seu verdadeiro nome era Biagio, que no Brasil ficou sendo Braz, assim como Ciancio se tomou Sanches, e Rennow passou a ser Rennó…

Braz Reale doutorou-se pela Faculdade de Medicina de Nápoles. Veio ainda jovem para o Brasil, e se casou em 27-23-1901, em São Bento do Sapucaí, com a professora D. Felicidade Chiaradia, (Nhá Dade), filha única do Major Miguel Chiaradia, irmão de Paulo Chiaradia, comerciante em Itajubá e em Piranguçu.

Vindo para Itajubá, o Dr. Braz Reale construiu sua residência na esquina da Praça Wenceslau Braz com a Avenida Cel. Carneiro Júnior, prédio no qual seria, em 1925, instalada a Faculdade de Farmácia e de Odontologia de Itajubá, a qual, extinta em 1930, se tomou o Hotel Avenida. Hoje em seu lugar existe uma rica mansão.

Dr. Braz Reale foi clínico competente e humanitário. Era o médico dos ferroviários.

Seu filho Miguel Reale, que seria um dos maiores juristas do Brasil, e membro da Academia Brasileira de Letras, estudou as primeiras letras na "escolinha" de D. Isaura Santos.

Acidentado gravemente na estação ferroviária, o Dr. Braz Reale foi socorrido por colegas e compatriotas seus de São Paulo, e se retirou de Itajubá. Seu filho Ivanói faleceu em Itajubá, e está sepultado em Piranguçu.

Na foto, ele está sentado, lendo jornal, na fábrica de macarrão de Próspero Sanches.

Documento sem título