PERSONALIDADES MARCANTES
EDUARDO PIQUET
( 1864   07-03-1948)

Nasceu na França; faleceu em Itajubá. Era filho de Carolina Piquet. Era casado com D. Jeanne Clarice Piquet. Tiveram dois filhos: Cecília Piquet, e Mário Geraldo Piquet, que, por pouco tempo, foi funcionário da Fábrica de Armas, e foi aclamado Secretário da LIF (Liga Itajubense de Futebol), ao ser esta fundada em 1937.

Eduardo Piquet foi o mais notável arquiteto e desenhista arquitetônico que Itajubá já conheceu. Seus desenhos (plantas) primavam pelo máximo de perfeição.

Era diplomado pela E'cole des Arts et Metier, de Angers (França). Trabalhou por alguns meses na Fábrica de Armas (ora Imbel), mas não se sentiu capacitado para o desenho industrial. Sua especialidade era a Arquitetura.

Projetou belas obras em Itajubá, entre as quais a Escola de Horticultura (hoje Escola Estadual "Wenceslau Braz"); a sede atual do Clube Itajubense (de bela fachada copiada da planta do Petit-Trianon de Paris, trazida de Versalhes pelo Dr. José Braz Pereira Gomes, frontispício este também reproduzido no prédio da Academia Brasileira de Letras, do Rio de Janeiro); o Asilo Nossa Senhora da Soledade, na Vila Lúcia, ora demolido (no qual de 1921 a 1925 esteve provisoriamente alojado o 4º Batalhão de Engenharia);

o Asilo Santa Isabel, para meninas desvalidas, que figura na foto maior (prédio ora inexistente);

a Santa Casa de Misericórdia (também mostrada na foto maior); o portão do 4º Batalhão de Engenharia de Combate (projetado e construído em 1930). E outros prédios e ricas mansões foram projetados pelo notável arquiteto francês em Itajubá.

Em algumas outras cidades desta região também existem edifícios construídos mediante desenho de Eduardo Piquet. E foi o grande artista e competente arquiteto professor de Desenho no Colégio São Vicente de Paulo.

Documento sem título