PERSONALIDADES MARCANTES
ELIAS ATHANÁSIO SARLAS (Grego)
( 20-07-1908   04-03-1982)

O arrojado Elias nasceu na celebérrima Atenas, capital da Grécia. Ainda muito moço, com 20 anos, deixou sua pátria, chegandoao Brasil em 1928, permanecendoalgum tempo em Santos, trabalhando na estrada Mairinque-Santos,que foi seu primeiro emprego no Brasil.

Estando em São Paulo, lá conheceu uns compatriotas, proprietários de uma fábrica de ladrilhose azulejos na Rua Bresser, que lhe deram emprego, e foi onde aprendeu o ofício de ladrilheiro e de fabricante de peças de cimento. E com os colegas gregos dessa fábrica também aprendeu a língua portuguesa, embora encontrando alguma dificuldade inicial.

Apto na arte e técnica que aprendera muito bem, e já filando nosso idioma, veio para Minas Gerais, tomando-se o gerente da filial da mesma fábrica, instalada em Pouso Alegre.

Casou-se em 20-05-1936 na cidade de Pouso Alegre com D. Zulmira Correia de Campos Sarlas. Dessa união nasceram-lhe cinco filhos: Athanásio Elias de Campos Sarlas, Constantino Elias de Campos Sarlas, Marina de Campos Sarlas, Sócrates Elias de Campos Sarlas e Fátima de Campos Sarlas.

Em 1943 Elias Athanásio Sarlas, já bastante habilitado na arte que aprendera com os patrícios em São Paulo, veio para Itajubá, trazendo suas economias e sua família, aqui se estabelecendo com bem equipada fábricade artefatos de cimento, tornando o conceituado industrial de ladrilhos, azulejos, balaústres artísticos, caixas d'água, tanques, pias, vasos, jardineiras, pisos, bancos para jardins e praças, cantoneiras, conjuntos para banheiros, etc., em oficina montada na Rua D. Maria Carneiro. Denominava-se FÁBRICA DE LADRILHOS E AZULEJOS SANTA MARINA. O estimado industrial Elias Athanásio Sarlas era muito conhecido em Itajubá por Grego.

Os produtos de sua fábrica granjearam fama e preferência em toda a região sul-mineira pela durabilidade, esmero de fabricação e perfeição artística. Ao falecer, o Grego deixou 12 netos.

No retrato, Elias está no centro. As três senhoras são irmãs. A primeira (à esquerda, de bem visíveis sandálias negras) é D. Zulmira, esposa de Elias AthanásioSarlas; a do meio, sentada, é D. Beatriz; e a última, à direita, D. Laura.

Documento sem título