PERSONALIDADES MARCANTES
FLORISMINA STRUTZ BALZI (Velha Strutz)
( 02-05-1883   12-09-1958

A lembrança de D. Florismina vale por uma página de reminiscências do antigo Mercado Municipal, que existiu na Praça Adolfo Olinto.

Os itajubenses da velha-guarda recordam-se saudosos de outros vultos, donos de "bancas", que nessa casa de comércio se tomaram figuras populares.

Dona Florismina era conhecida como a Velha Strutz. Foi casada com Benedito Balzi, falecido com 38 anos em 23-03-1922, proprietário de uma confeitaria. A Velha Strutz estabeleceu-se com sua pastelaria no Mercado da Adolfo Olinto. E se tomou famosa, pois a massa de seus pastéis era inimitável. Só ela conhecia a receita. Era segredo profissional. Ninguém, em Itajubá e redondezas fazia, saborosos como os de D. Florismina, pastéis, tortas e empadas.

Foram duas célebres quituteiras do antigo Itajubá: Justina Augusta da Silva, em petiscos doces, e a Velha Strutz, em salgados. D. Florismina Strutz Balzi residia na rua Pereira Cabral, esquina com a Olavo Bilac. Seu filho, Benedito Balzi Filho, servidor da Fábrica de Armas, também se dedicou à arte culinária.

Documento sem título