PERSONALIDADES MARCANTES
FRANCISCO ROTELLA
( 1923   20-09-1956)

Faleceu com apenas 33 anos de idade. Nasceu em Paola, Itália. Era filho de Paschoal Rotella e de D. Ângela Mautonna Rotella. Morava em Itajubá desde 1947, aqui vivendo apenas 9 anos. Era casado com D. Gilda Fucetola, também de nacionalidade italiana. Foram os pais de José, Walter, Lina, Francisco, Júlio, Paulo e Silvana.

O mais velho, na data do falecimento do pai tinha 9 anos e o caçula 7 meses.

Francisco Rotella foi um dos proprietários da CASA DEL PRETE. O nome dessa Agência Lotérica e revendedora de periódicos das capitais (Jornais e revistas), foi dado em 1928, ano em que, em 15 de agosto, chegou ao Rio de Janeiro o aviador italiano Carlo Del Prete. Desejando então bem conhecer a capital do Brasil (então Rio de Janeiro), o famoso recordista de vôos quis sobrevoar a "cidade maravilhosa". Foi infeliz. Seu avião caiu, matando-o, a ele que havia sobrevoado todo o Atlântico, de Roma ao Rio, sem nada de grave acontecer!...

Em homenagem à memória de Carlo Del Prete, um empresário da família Rotella (provavelmente Ernesto Rotella), deu ao estabelecimento o nome de CASA DEL PRETE.

Ernesto Rotella, ao qual nos referimos (08-01-1909; 22-05-1982), era filho de Paschoal Rotella e de Ângela Mautonna Rotella, casado com Teresa Caruso Rotella. Veio muito jovem para Itajubá e foi um dos fundadores da CASA DEL PRETE. Também fundou em Itajubá a AGÊNCIA LOTÉRICA GUARANI. Era talvez o mais velho dos imãos de Francisco Rotella.

Documento sem título