PERSONALIDADES MARCANTES
JEAN LOUIS MARIE SALOMON
( 1803   30-05-1884)

Acreditamos ter sido o primeiro imigrante francês que se estabeleceu em Itajubá, tomando-se, entre nós, o genearca da grande e tradicional família Salomon.

Nasceu na França e faleceu em Itajubá, aqui sepultado no cemitério do Rosário, ora inexistênte. Era filho de Louis Salomon e de Iria Emília Salomon.

Esse Louis Salomon, pai de Jean Louis Marie Salomon, conforme consta no "Dicionário Biográfico" dos judeus no Brasil do século XIX, de Egon e Frieda Wolff, página 357, era viajante de nacionalidade francesa com atividades comerciais entre Bordéus (Bordeaux), Rio de Janeiro e Ubatuba, SP.

Esse Louis, pai de Jean, anunciou no "Jornal do Comércio", do Rio de Janeiro, de 13-06-1836, a venda de sua propriedade rural em Ubatuba. Além de Jean, o casal Louis Salomon e Iria Emília teve outros filhos, entre os quais, informa o citado "Dicionário Biográfico" dos judeus, foi Bazildes Louis Salomon (francês, residente em Ubatuba, onde era estabelecido com uma relojoaria); Louis Achilles Salomon (brasileiro, nascido em Ubatuba), e Adelaide da Graça Salomon (também nascida em Ubatuba, falecida em São Paulo em 04-04-1900, e sepultada junto com Iria Emília Salomon, sua mãe, no cemitério dos protestantes).

Portanto, Bazildes (francês), Louis Achilles (brasileiro) e Adelaide da Graça (também brasileira) foram os três irmãos de Jean Louis Maria Salomon, o fundador da família Salomon em Itajubá.

Noticiando a morte desse histórico varão das tradições genealógicas itajubenses, assim informou "O Itajubá", na edição de 31-05-1884: "FALECIMENTO - Ontem, às 11 da noite, nesta cidade, em idade octogenária, faleceu o Sr. João Luiz Maria Salomon, de nacionalidade francesa, chefe de importante e grande família deste lugar.

O finado, homem ilustrado, gozou sempre de geral estima por suas belas qualidades, pelo que oferecemos as nossas condolências aos seus dignos filhos e toda a família".

Era casado com D. Maria Emília Grinalda de Oliveira Salomon, falecida em Itajubá em 22-05-1875. "O Itajubá de 06-06-1875 estampou os agradecimentos da família Salomon às pessoas que acompanharam o féretro de D. Maria Emília até ao Campo-Santo do Rosário.

No arquivo paroquial foram encontrados assentamentos de apenas três filhos de Jeam Louis Marie Salomon e de D. Maria Emília Grinalda de Oliveira: Luiz Achilles Salomon (1826), casado, em primeiras núpcias, com Maria Claudina de Carvalho, e, em segundo casamento, com Maria Isabel Grillo; João Emílio Salomon (1832), casado com Inácia Pereira Dias; e Virgílio Achilles Salomon, casado com Helena Hermelina de Oliveira Salomon. Porém, em "O Itajubá" já referido, nos agradecimentos às pessoas que estiveram presentes no sepultamento de D. Maria Grinalda, consta que houve também filhas do ilustre casal. Carolina Salomon, falecida aos 71 anos, sepultada em Itajubá em 22-12-1899, não seria uma dessas filhas? No registro de óbito de Jean Louis consta: "Profissão particular" (cic). Segundo se pode deduzir dos jornais da época, exerceu Jean atividades comerciais.

Foi também professor de francês. Era homem de grande cultura e muito estimado em nossa cidade. Muito experiente em vinicultura, cultivou parreirais e produzia excelente vinho, em pequena quantidade, para uso da família.

Documento sem título