PERSONALIDADES MARCANTES
JERSON DIAS - Dr.
( 08-02-1916   05-08-2003)

Dr. Jerson Dias, nasceu dia oito de fevereiro de 1916, na cidade de Itajubá o primogénito do casal Josino Dias e Almerinda Cabral Dias.

Aos 17 anos, foi para o Rio de Janeiro completar seus estudos, onde se formou em medicina pela Universidade do Brasil em 1939. Depois de completar o curso, foi convocado e serviu o país como Primeiro Tenente da Reserva do Exército, no Terceiro Regimento de Infantaria em Niterói.

Transferido para Juiz de Fora em 1943, prestou serviço militar na FJF, Fábrica de Material Bélico da Cidade.

Em 1945 casou-se com a jovem de família tradicional na cidade, Maria da Glória; companheira de toda a vida. Com quem teve seis filhos: Ronaldo, Almerinda, Simone Maria, José Lucas, Glória Teresa e Josino.

Voltou para o Rio de Janeiro em 1946; onde especializou-se em Otorrinolaringologia e Oftalmologia. Ingressou no Curso Especial da Saúde da Aeronáutica, no qual foi nomeado Primeiro Tenente Médico. Na mesma época, junto a outros médicos, fundou o Hospital Samaritano do Rio de Janeiro.

Em 1948 retomou a Itajubá, onde exerceu a medicina de forma intensa e abnegada. Foi médico da Unidade de Saúde da cidade, montou um consultório e prestou serviços médicos gratuitos à Santa Casa de Misericórdia de Itajubá e ao Hospital Samuel Libânio em Pouso Alegre.

Em 1952 foi indicado para o Curso de Saúde Pública, no Rio de Janeiro, como representante único do Estado de Minas Gerais.

Teve grande destaque como mestre. Ministrou aulas de Higiene Industrial no I.E.I (Hoje Universidade Federal de Engenharia de Itajubá, UNIFEI), lecionou voluntariamente nos primeiros anos da Escola de Enfermagem Wenceslau Brás e colaborou na fundação da Escola de Medicina de Itajubá.

Aposentou-se em 1977 como Chefe da Unidade de Saúde e como professor da Escola Federal de Engenharia de Itajubá ora UNIFEI. Continuou exercendo a profissão em seu consultório até 1995.

Jerson Dias um cidadão ativo, empreendedor e de conduta admirável; tomou-se um dos mais respeitados médicos da região. Ajudou no desenvolvimento da área de saúde e acadêmica da cidade de Itajubá. Isso o fez ser reconhecido por sua imensa capacidade, dedicação e profissionalismo". Falecido em 05-08-2003, seu corpo foi velado na UNIFEI, e sepultado no dia seguinte.

Documento sem título