PERSONALIDADES MARCANTES
JOSÉ DE ARAÚJO BARBOSA - Dr. (Barbosinha)
( 15-07-1913   28-07-2000)

Cristina não é uma cidade grande, mas uma grande cidade, se considerar o "Berço de Ouro" que ela tem sido, mais do que as demais cidades sul-mineiras, de homens ilustres nas artes, na cultura, na espiritualidade, na política, nas letras, na diplomacia, no civismo, no magistério, na magistratura, nas ciências. É relevante a participação de Cristina na vida de Itajubá. A emancipação política de Itajubá, em 1848, foi uma iniciativa de um cristinense, o Conselheiro do Império Joaquim Delfino Ribeiro da Luz, que elaborou o projeto e as justificativas para a criação de nosso município; na instalação de nossa Câmara Municipal.

Em 1849, aqui estava um cristinense, o Comendador João Carneiro Santiago, o primeiro Agente Executivo, isto é, o primeiro Prefeito de itajubá; na obra da educação, como braço direito de Theodomiro Carneiro Santiago, aqui não faltou o cristinense Olinto Carneiro Villela, advogado; a construção da Estrada de Ferro, que tão grande impulso emprestou ao progresso de Itajubá, só foi possível passar por esta cidade graças ao prestígio e a ação decisiva de um cristinense, o parlamentar Silvestre Dias Ferraz Júnior, pois, não fosse ele, a ferrovia passaria por Pedralva...

Pois foi nessa terra de tão grandes colaboradores de Itajubá que nasceu o Dr. José de Araújo Barbosa, filho de José Francisco Barbosa (Zeca Barbosa) e de D. Laura de Araújo Barbosa, uma das mais honradas e tradicionais famílias do torrão de Delfim Moreira da Costa Ribeiro e de José Rezek.

Dr. José de Araújo Barbosa era formado pela Faculdade de Ciências Médicas do Rio de Janeiro, em 1942. Era irmão do genial poeta sacro Dom Marcos Barbosa, monge beneditino de elevada cultura e membro da Academia Brasileira de Letras, autor do Hino oficial do XXXVI Congresso Eucarístico Internacional. O Dr. José de Araújo Barbosa, na intimidade de seus conterrâneos e de seus inúmeros admiradores itajubenses, conhecido por Doutor Barbosinha, foi, por muito tempo, o chefe do Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência (SAMDU), instalado na rua Francisco Masselli.

Era professor da Escola de Enfermagem "Wenceslau Braz". Aclamado Secretário da seção Regional de Itajubá da Associação Médica de Minas Gerais, ao ser esta instituição instalada em 03-10-1951. Era especializado em Oftalmologia, mas estendia-se à clínica geral para atender às inúmeras pessoas que o procuravam. Clínico competente, humanitário, não sabia negar os seus serviços médicos a ninguém, tivesse ou não o cliente dinheiro para pagar-lhe, sempre bondoso e paciente. Foi ele, pois, mais um cristinense que se pôs a serviço de Itajubá.

Documento sem título