PERSONALIDADES MARCANTES
JOSÉ MARTIN GARCIA
( 1864   25-09-1925

Empreendedor espanhol, o pioneiro do cinema em Itajubá. Vindo para o Brasil, residiu primeiramente em Santana do Paranaíba, SP, onde perdeu a primeira esposa, D. Teresa Maldonado Martin.

Desgostoso, mudou-se para Curitiba, onde permaneceu por pouco tempo. Em Itajubá, contraiu segundo matrimônio com D. Ana Rennó Pereira, em 08-02-1912, falecida em 06-10-1942, irmã do saudoso itajubense Antônio Rennó Pereira (Tota), ex-Prefeito de Itajubá e Coletor Estadual.

Martin Garcia veio para Itajubá atraído pela notícia de que esta cidade já tinha iluminação elétrica, pois eram muito raras então as cidades que possuíam esse melhoramento. Aqui chegou ele em 1909, trazendo um projetor cinematográfico, que era o seu ganha-pão. Passou a exibir filmes, primeiramente no Teatro Santa Cecília.

Dona Amélia Braga, senhora de elevado altruísmo, e para favorecer o progresso da cidade, construiu para o Martin Garcia o prédio próprio para o seu cinema, na Praça que hoje tem o nome de Theodonúro Santiago. Foi-lhe dado o nome de "Bijou-Salon", inaugurado em 29-06-1911. Seu compatriota em São Paulo, Francisco Serrador, proprietário da Cia. Cinematográfica Brasileira, estabelecida na rua Brigadeiro Tobias, lhe fornecia os filmes, e Itajubá já possuía também estrada de ferro.

Desaparecido o "Bijou-Salon", o prédio "virou" Bar Acadêmico, hoje substituído por um prédio alto, de muitos andares.

Documento sem título