PERSONALIDADES MARCANTES
LEVINO DE OLIVEIRA
( 18-12-1892   09-06-1973)

Em 2 de março de 1925 Levino de Oliveira tomou posse do cargo de Fabriqueiro (Tesoureiro) e de Sacristão da Paróquia de Nossa Senhora da Soledade.

Viera de Delfim Moreira, onde, durante alguns anos, já vinha exercendo os mesmos cargos paroquiais, e onde também fora encarregado do Centro Telefônico, então pertencente à Companhia Bragantina.

Levino de Oliveira, pelo longo tempo que serviu a Paróquia (então a única desta cidade; hoje são quatro), na qual permaneceu durante quase meio século, tomou-se memorável Sacristão deste século XX expirante. Pontualíssimo no cumprimento de seus deveres, honrado e correto, virtuoso e piedoso, zelador intemerato de nosso principal templo, foi sempre merecedor da confiança, da admiração e dos encômios de todos os sacerdotes que passaram por Itajubá, bem como dos bispos da Diocese (D. Otávio Chagas de Miranda e D. José d'Ângelo Neto). Ao ter conhecimento das qualidades desse auxiliar probo e exemplar, Sua Santidade o Papa João XXIII concedeu-lhe a honrosa Medalha PRO ECCLESIA ET PONTIFICE, e o respectivo diploma, que lhe foram entregues solenemente durante a missa de 1º de março de 1959.

Levino de Oliveira residia na casa que existiu ao lado da Casa Paroquial, no adro da Matriz.

Era casado com D. Maria Ribeiro de Oliveira, e foi chefe de distinta família de itajubenses.

Documento sem título